PEDAGOGIAS OCUPANTES – O QUE TEMOS A APRENDER COM AS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS (Matheus Rodrigues Moreira)

Título do Trabalho: PEDAGOGIAS OCUPANTES – O QUE TEMOS A APRENDER COM AS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS
Autor(a): Matheus Rodrigues Moreira
Orientador(a): José Angelo Gariglio
Linha de Pesquisa: Docência:: processos constitutivos, professoras/es como sujeitos socioculturais, experiências e práticas
Programa: Mestrado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: Ocupações Estudantis, educações e movimentos sociais, movimento estudantil
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): As ocupações estudantis de 2016 tornaram-se, além de um movimento de luta, um espaço de reconstrução e criação de práticas educativas e de outros sentidos de educação e de política. Ocupações marcadas por uma intensa participação das/os estudantes das licenciaturas, o que leva a pensar na construção de outros saberes sobre educação, a partir da experiência na ocupação, orientada por práticas no coletivo, pelo protagonismo estudantil e pela abertura da instituição educacional para fora de seus muros. Portanto, este resumo expandido tem por objetivo pensar as potências das Ocupações Estudantis para repensar as práticas e teorias pedagógicas, numa perspectiva política e emancipatória da educação.
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Educação de Jovens e Adultos, Educação Prisional, Atuação Docente