AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. O QUE DIZEM OS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL? (Natália Fraga Carvalhais Oliveira)

Título do Trabalho: AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS. O QUE DIZEM OS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL?
Autor(a): Natália Fraga Carvalhais Oliveira
Orientador(a): Maria Rosimary Soares dos Santos
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação: concepção, implementação e avaliação
Programa: Doutorado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: Extensão Universitária; Avaliação Institucional; Universidades Federais.
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): O presente trabalho apresenta resultados de estudo em andamento a respeito da avaliação da extensão universitária no âmbito do auto avaliação institucional conduzida pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA) das universidades federais, conforme preconizado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Com a implementação desse sistema, a partir de 2004, a extensão universitária passa a integrar as dimensões da avaliação institucional (interna e externa). No SINAES, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um dos documentos de referência para os processos de avaliação e regulação da educação superior. Nesse sentido, buscou-se identificar evidências sobre a como a avaliação da extensão é abordada no PDI. Os resultados demonstram que, por um lado, grande parte das universidades federais desenvolvem processos de avaliação da extensão sob a coordenação das Pró-Reitorias de Extensão, e de outro, que a extensão universitária integra as dimensões da avaliação institucional desenvolvida pelas CPA. A continuidade do estudo consistirá na análise dos relatórios de auto avaliação de algumas universidades federais para identificar como os processos de avaliação da extensão são integrados à avaliação institucional das universidades conduzida pelas CPA e o que eles revelam a respeito do lugar da extensão universitária e de sua avaliação no interior das instituições.
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Sociologia da Educação; Desigualdade Educacional, Ensino Fundamental