NOVAS FORMAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: NARRATIVAS ONLINE (Veridiana Franca Vieira)

Título do Trabalho: NOVAS FORMAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: NARRATIVAS ONLINE
Autor(a): Veridiana Franca Vieira
Orientador(a):
Maria Zélia Versiani Machado
Linha de Pesquisa: Educação e Linguagem
Programa: Mestrado
Grau: Programa de Pós-Graduação em Educação
Palavras-chave: Contação de histórias online; Pandemia de Covid-19; Novas tecnologias.
Data da Publicação: 25/10/2021
Resumo (curto):
Este trabalho é parte de uma pesquisa que teve como foco as práticas de contação de histórias como forma de linguagem artística, política e pedagógica, afirmadora de saberes, conhecimentos, e fortalecedora da relação entre Escola e Comunidade. O seu principal objetivo foi fazer um levantamento das práticas de contação de histórias que circulam em sala de aula de duas turmas multisseriadas do Ensino Fundamental para analisar como essas práticas se articulam à realidade vivida pelos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Municipal de uma Comunidade Rural, Município de Araçuaí – MG, no Vale do Jequitinhonha. Foram realizadas entrevistas com duas professoras e três alunos da escola e com contadores de histórias da comunidade. Nesta apresentação, faremos um recorte referente a uma ação desenvolvida pela pesquisadora nos encontros online com as crianças entrevistadas, na qual foi realizada uma “roda de contação de histórias”. Este trabalho teve como apoio teórico estudos sobre a contação de histórias (Busatto, 2006; Sisto, 2005; Tahan, 1961) e sobre interações online (Recuero, 2009; Santhiago e Magalhães, 2020). As crianças se mostraram dispostas a interagir de modo virtual. A contação de histórias no espaço digital tem contribuído para estimular o imaginário das crianças e tem ajudado familiares e professores que buscam formas de entretenimento neste momento em que as aulas estão suspensas ou em forma de ensino remoto.

Resumo (expandido): novas-formas-de-contacao-de-historias-em-tempos-de-pandemia-narrativas-online-veridiana-franca-vieira
Áreas: Contação de histórias; Literatura; Educação.