Famílias homoparentais e suas relações com a escola: compondo um percurso metodológico de investigação (Vitor Ferreira Lino)

Título do Trabalho: Famílias homoparentais e suas relações com a escola: compondo um percurso metodológico de investigação
Autor(a): Vitor Ferreira Lino
Orientador(a):
Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Linha de Pesquisa:Sociologia da Educação
Programa: Doutorado
Grau: Programa de Pós-Graduação em Educação
Palavras-chave: Sociologia das relações família-escola, Homoparentalidade e educação, Famílias homoparentais e escola
Data da Publicação: 25/10/2021
Resumo (curto):
As famílias compostas por casais do mesmo sexo, também chamadas de homoafetivas, ou homoparentais, vêm se configurando no contexto das mudanças observadas nas organizações familiares no último século. Como em tantas famílias, seus filhos também frequentam a escola, gerando relações específicas entre essas instâncias. Considerando as características desses arranjos familiares mediante o atual contexto sociopolítico brasileiro de fortalecimento do conservadorismo, que pode se refletir também nas escolas, como têm se configurado as relações entre as famílias homoparentais e as escolas frequentadas por seus filhos? Buscando responder a tal questão, estamos desenvolvendo no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação uma pesquisa de Doutorado, de cunho qualitativo, também com uma frente quantitativa, com viés microssociológico, baseada nos estudos da Sociologia das relações família-escola.

Resumo (expandido): familias-homoparentais-e-suas-relacoes-com-a-escola-compondo-um-percurso-metodologico-de-investigacao-vitor-ferreira-lino
Áreas: Sociologia da Educação; Relações família-escola