INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE OS ENUNCIADOS OFICIAIS E OS SITES DE PROGRAMAS INTERNACIONALIZADOS DA UFMG (PAULA APARECIDA DINIZ GOMIDES CASTRO SANTOS)

Título do Trabalho: INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE OS ENUNCIADOS OFICIAIS E OS SITES DE PROGRAMAS INTERNACIONALIZADOS DA UFMG
Autor(a): PAULA APARECIDA DINIZ GOMIDES CASTRO SANTOS
Orientador(a): GILCINEI TEODORO CARVALHO
Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
Programa: Doutorado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: Internacionalização, Excelência, Programas de Pós-Graduação, Avaliação, Dialogismo.
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): Nossa comunicação apresenta dados parciais de Tese de Doutorado em Educação em andamento. A universidade escolhida para a realização desta pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Adotamos como parâmetro para selecionar os Programas, a avaliação da CAPES, que atribui nota 7 aos PPGs que expressaram excelência internacional. A UFMG possui, conforme a avaliação quadrienal 2013-2017, 17 Programas internacionalizados. Para entendermos as relações dialógicas estabelecidas entre os sites dos Programas e as políticas nacionais de internacionalização, visitamos os sites dos 17 cursos e levantamos as principais informações discursivas que indicavam a condição de referência internacional. Evidenciamos que os discursos promovidos pelos PPGs refletem e refratam as ações nacionais para a internacionalização de seus cursos e, inclusive, utilizam-se da nota para afirmar sua qualidade, buscando alcançar uma distinção dentre os demais Programas da área, não internacionalizados. Alguns desses discursos dizem respeito à harmonização gráfica do site ou às estratégias discursivas que afirmam determinado status: como apresentar os quantitativos acerca de dissertações e teses já defendidas e professores bolsistas produtividade no CNPq. Outras estratégias enfocam a manutenção da nota no órgão avaliador, como condicionar a publicação de artigos em periódicos internacionalmente reconhecidos à conclusão do curso, para os discentes.
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Formação de professores; Educação Infantil; Relações étnico-raciais