A EDUCAÇÃO ENQUANTO TAREFA REVOLUCIONÁRIA: um estudo acerca da experiência das Escolas de Libertação do Black Panther Party For Self-Defense (Neusa Pereira de Assis)

Neusa Pereira de Assis
Hormindo Pereira de Souza Júnior
Política, Trabalho e Formação Humana
PROMESTRE
BLACK PANTHER PARTY FOR SEL-DEFENSE, EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO HUMANA, REVOLUÇÃO
19/10/2020
Este estudo, resultado de uma pesquisa de doutorando ainda em andamento, analisa os projetos educacionais do Black Panther Party for Sel-Defense: BPP, no bojo de seu programa práxis de luta, tendo como objetivo compreender a perspectiva revolucionária do Partido no campo da educação e da emancipação humana. Para tal, elegeu-se como objeto de investigação as chamadas Escolas de Libertação, implementadas pelo Partido em diferentes pontos dos Estados Unidos cujo currículo visava a formação do povo para a transformação social. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, que contou com um significativo volume de textos escritos e imagens, foi feita a seleção do material com vistas à filtrar o tema educação e seus correlatos. Para um segundo momento da pesquisa, o procedimento de investigação escolhido é o de leitura e análise imanente do material selecionado. Trata-se de um esforço de conhecimento do objeto pelo próprio objeto, sem interpretações à priori. Desse modo, intenciona-se sair do campo do julgamento para observar os aspectos ainda pouco vistos ou pouco considerados do objeto, possibilitando o conhecimento mais aprofundado do mesmo. No decorrer de sua existência (1966-1982) o BPP passou por mudanças significativas tanto em sua composição quanto às suas propostas e posicionamentos. Nesse sentido, trata-se de analisar o papel da educação na tarefa revolucionária de uma organização negra de vanguarda, considerando tal organização no interior do movimento da História.
desigualdades sociais; Ensino Superior; educação popular; classes populares.