EDUCAÇÃO ESCOLAR E SOCIAL: UM ESTUDO ACERCA DA ATUAÇÃO DE FORMADORES EM UMA UNIDADE PRISIONAL INCOMUM (Renan Luiz Senra Barbosa)

Título do Trabalho: EDUCAÇÃO ESCOLAR E SOCIAL: UM ESTUDO ACERCA DA ATUAÇÃO DE FORMADORES EM UMA UNIDADE PRISIONAL INCOMUM.
Autor(a): Renan Luiz Senra Barbosa
Orientador(a): Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Linha de Pesquisa: Politica, Trabalho e Formação Humana
Programa: Mestrado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: Educação de jovens e Adultos, Educação Prisional, Atuação Docente
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): “O presente trabalho é fruto de uma pesquisa ainda em andamento , na qual objetiva-se analisar a atuação de formadores numa unidade prisional considerada paradoxal uma vez que referencia a gestão comunitária de uma unidade de execução penal, e incomum, quando comparada ao sistema prisional convencional gerido pelo executivo estadual.
Através da análise dos conceitos, diretrizes e métodos utilizados para orientação e atuação dos formadores, pretendemos identificar o papel destes para a efetivação de uma educação que se pretende como integral. Para tal será feita uma pesquisa predominantemente qualitativa, com uma abordagem de estudo realizada em uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados serão entrevistas em profundidade e grupos focais; observação não participante e construção de um caderno de campo. No entanto, dado a necessidade de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavirus, faremos entrevistas e encontros virtuais através de aplicativos.
Intenciona-se compreender como se dá a atuação dos formadores em prol da educação ampla aos que se encontram custodiados e a quem a unidade prisional em tela os chama de “recuperandos”. Desta forma, busca-se identificar ações inerentes à educação prisional, principalmente à Educação de Jovens e Adultos em situação prisional e aos elementos pertinentes à educação social.

Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  TRABALHO & EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO,