Formação continuada e em serviço de professores para a diversidade racial: Apontamentos preliminares sobre as estratégias Metodológica utilizadas em um Núcleo de Estudos das Relações Étnico-Raciais da SMED/PBH (Adriana Bom Sucesso Gomes)

Título do Trabalho: Formação continuada e em serviço de professores para a diversidade racial: Apontamentos preliminares sobre as estratégias Metodológica utilizadas em um Núcleo de Estudos das Relações Étnico-Raciais da SMED/PBH
Autor(a): Adriana Bom Sucesso Gomes
Orientador(a): Rogério Correia da Silva
Linha de Pesquisa: Infâncias e Educação Infantil
Programa: Mestrado
Grau: PPGE
Palavras-chave: Educação Infantil, Relações Étnico-Raciais, Formação Continuada de Professores
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): A pesquisa em andamento intitulada Relações Étnico-Raciais e formação continuada das professoras da Educação Infantil: um olhar sobre as estratégias metodológicas utilizadas em Núcleos de estudos da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Programa de Mestrado Profissional da UFMG, linha de pesquisa Infância e Educação Infantil. Trata-se da formação continuada e em serviço de professores da Educação Infantil tendo como eixos as categorias de infância e raça. Intenta-se analisar e compreender as estratégias metodológica de um Núcleo de Estudos das Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Belo Horizonte com maior participação de professoras da Educação Infantil. A metodologia é de natureza qualitativa. Busca-se dialogar com autores no campo de raça e racismo: ( Fazzi, 2012; Trinidad, 2011); Conceitos de raça: ( Gomes, 2002; Munanga, 2004); Concepções filosóficas ( Machado, 2014; Oliveira, 2012, Sodré, 2009) Concepções de criança e infâncias: (Cavalleiro (2003), Corsaro (2005); Gouveia e Sarmento, 2008; Kramer, 2015); e formação de professores: (Abramowicz, 2010; Freire,2019; Gomes, 2015; Rosemberg, 2011, 2014). Como apontamentos preliminares destacam-se: a estrutura organizacional dos momentos de formação docente que contemplam relatos de experiências, momento deleite, autogestão, grande adesão de professoras da educação infantil concentradas na Regional Leste, dentre outros.
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Sociologia da Educação; Desigualdade Educacional, Ensino Fundamental