As Implicações do Sono na Aprendizagem: Um Estudo de Caso em uma Escola Pública Municipal de Belo Horizonte (Adelaine Chagas Carvalho)

Título do Trabalho: As Implicações do Sono na Aprendizagem: Um Estudo de Caso em uma Escola Pública Municipal de Belo Horizonte
Autor(a): Adelaine Chagas Carvalho
Orientador(a): Mariana Veríssimo
Linha de Pesquisa: Trabalho e Educação
Programa: Mestrado
Grau: PPGE
Palavras-chave: Ergoterapia do sono- sono,aprendizagem, adolescente
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): O tema sono parece invisível para a sociedade, mas implica em desdobramentos pessoais incontestáveis, especialmente na aprendizagem do adolescente. O objetivo deste texto é propor uma discussão sobre as implicações do sono na aprendizagem dos alunos adolescentes e evidenciar a importância de introduzir a temática ergoterapia do sono no currículo do fundamental II. A metodologia utilizada foi qualitativa e se deu em três momentos distintos e complementares: observação de aulas no fundamental II na Escola Municipal Vida; entrevista semiestruturada com seis professores do ensino fundamental II; elaboração de um aplicativo sobre “Ergoterapia do Sono”. Inicialmente foi feito um estudo teórico para compreender a relação entre o sono e o desempenho escolar dos estudantes do fundamental II. Em seguida buscou-se verificar a possibilidade de inserir a temática do sono nas aulas para o ensino fundamental II e finalmente se identificou os conhecimentos dos professores sobre a temática do sono. Os achados da pesquisa possibilitaram elaborar um aplicativo sobre a “Ergoterapia do sono”. A pesquisa conclui, portanto que dormir é uma necessidade fisiológica básica de vida que favorece a aprendizagem e carece de destaque no currículo escolar do ensino fundamental II. O dispositivo Dhipnus poderá ajudar os adolescentes a se organizarem para dormir melhor e conquistarem melhores resultados na construção dos Saberes Investidos.
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  INTERNACIONALIZAÇÃO; EDUCAÇÃO SUPERIOR; PÓS-GRADUAÇÃO.