“FAZENDO O IMPOSSÍVEL”: a preparação para o Enem de jovens de cursinhos populares na pandemia (DANIELLA ALMEIDA PEREIRA)

Título do Trabalho: “FAZENDO O IMPOSSÍVEL”: a preparação para o Enem de jovens de cursinhos populares na pandemia
Autor(a): DANIELLA ALMEIDA PEREIRA
Orientador(a): MARIA AMÁLIA DE ALMEIDA CUNHA
Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, ENSINO E HUMANIDADES
Programa: Mestrado
Grau: PPGE
Palavras-chave: pandemia, cursinho popular, desigualdade social, Enem
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): O Ensino Superior tem sido almejado também pelas classes populares, que utilizam-se de cursinhos gratuitos para prepararem-se para o Enem. No contexto de pandemia e distanciamento social, algumas dessas iniciativas estão ofertando as aulas de modo remoto. Como parte de pesquisa de Mestrado em andamento, foi realizado um grupo de discussão com jovens de um cursinho popular que optou por oferecer aulas online. A partir das discussões, identificaram-se os empecilhos decorrentes da condição de classe que os alunos estão enfrentando para acompanharem as aulas e prepararem-se para o exame. Questões materiais, de organização doméstica e ligadas à autonomia para os estudos foram apontadas, além de críticas à postura governamental apresentada na propaganda do Enem 2020. Nesse contexto, o apoio do cursinho tem sido relevante para evitar a desistência diante de um sobreesforço para estudar que foi definido pelos jovens como “fazer o impossível”.
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Educação e Memória; Cultura negra/ afrodiaspórica; Descolonização do conhecimento