DO AFRO-PATRIMÔNIO AO REPERTÓRIO DE CONHECIMENTO (Camila Cristian Contão)

Título do Trabalho: DO AFRO-PATRIMÔNIO AO REPERTÓRIO DE CONHECIMENTO
Autor(a): Camila Cristian Contão
Orientador(a): Shirley Aparecida de Miranda
Linha de Pesquisa: Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas
Programa: Mestrado
Grau: PPGE
Palavras-chave: Performance, Memória, Repertório de Conhecimento.
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): “No presente trabalho pretendemos informar as trilhas percorridas do afro-patrimônio ao repertório de conhecimento, formulações que se inscrevem no percurso inicial de um projeto de pesquisa do mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). O problema desta pesquisa refere-se à invisibilização produzida ativamente sobre presença negra na memória da cidade de Belo Horizonte.
No percurso inicial considerávamos ler este problema a partir do conceito de patrimônio cultural afro-brasileiro (PASSOS; NASCIMENTO; NOGUEIRA, 2016) e propúnhamos perceber tal presença por intermédio das ações do Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu). Se antes nos orientava a noção de patrimônio cultural afro-brasileiro (PASSOS, NASCIMENTO; NOGUEIRA, 2016) e a presença de um afro-patrimônio na cidade de Belo Horizonte a partir das ações do Muquifu, agora pretendemos ter como referência a produção negra do repertório de conhecimento na cena cultural em Belo Horizonte, considerando que a continuidade histórica propiciada pela performance incorporada na constituição do repertório, amplia e complexifica nossa investigação. Até o momento, nosso diálogo se constitui principalmente com a perspectiva afrogênica de Walker (2018), e os conceitos de arquivo e repertório em interface com a performance e memória incorporada de Taylor (2013).


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Áreas:  Educação de Jovens e Adultos, Educação Prisional, Atuação Docente