UM OLHAR PARA A HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: Formação docente, narrativas historiográficas e prática de ensino em uma Escola Municipal de Contagem (DANIELLA ALMEIDA PEREIRA)

Título do Trabalho: UM OLHAR PARA A HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: Formação docente, narrativas historiográficas e prática de ensino em uma Escola Municipal de Contagem
Autor(a): Elaine Costa Aguiar Ribeiro
Orientador(a): Pablo Luiz de Oliveira Lima
Linha de Pesquisa: Educação, Ensino e Humanidades
Programa: Mestrado
Grau: PPGE
Palavras-chave: Ensino de História, Anos Iniciais, Formação Docente
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): Por meio de um estudo de caso pretende-se compreender como cinco professoras, de 4º e 5º anos, de uma escola da Rede Municipal de Contagem atuam na disciplina de História. Para isso estão sendo analisadas práticas de ensino, concepções historiográficas, perspectivas teóricas e metodológicas adotadas em relação ao conhecimento histórico, ao ensino de História e à construção de identidade sociais. Como objetivo final almeja-se elaborar um percurso formativo que contemple estratégias para se refletir nas relações entre teoria e prática e na adoção de metodologias que ajudem as crianças a pensarem historicamente. Esse estudo possui abordagem qualitativa, englobando pesquisa bibliográfica e documental e investigação empírica. O trabalho de campo incluiu, durante os meses de fevereiro e março de 2020, participação em reuniões escolares, observação participante nas aulas de História, conversas com pessoas da equipe escolar e aplicação, em setembro, de um questionário às professoras participantes por meio de formulário do Google Forms. O embasamento teórico alinha-se aos campos da Educação Histórica e da Didática da História (BERGMANN, 1990; BARCA, 2001; COOPER, 2006; CAINELLI, 2008; CERRI, 2011; RÜSEN, 2001; SILVA 2017). Até o presente momento aponta-se para uma posição secundária da disciplina de História em relação à Língua Portuguesa e Matemática e a uma prática distante do método de investigação histórico.
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Letramento literário; Contação de histórias