Expectativa docente, Práticas pedagógicas e Desempenho em matemática: Evidências da Prova Brasil 2017 (Tatiana Maria da Cruz)

Título do Trabalho: Expectativa docente, Práticas pedagógicas e Desempenho em matemática: Evidências da Prova Brasil 2017
Autor(a): Tatiana Maria da Cruz
Orientador(a): Maria Teresa Gonzaga Alves
Linha de Pesquisa: Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais
Programa: Mestrado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: Efeito Escola, Expectativa docente, Práticas pedagógicas, Desempenho acadêmico, Rede municipal de Belo Horizonte.
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): Este trabalho analisa a expectativa docente, algumas práticas pedagógicas (dever de casa e correção do dever de casa) e a possível relação dessas com o desempenho escolar. Para isso investigamos a expectativa que o professor tem de que seus alunos concluam o ensino médio e entrem na universidade e a média de proficiência em matemática. A pesquisa usou os dados da Prova Brasil, para turmas do 5º e 9º ano da rede municipal de Belo Horizonte (RMBH), de 2017, avaliação nacional em larga escala constituída por testes de proficiência em leitura e matemática e questionários contextuais. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de dados dos alunos e professores. Do questionário do professor foram analisadas questões relacionadas a expectativa e práticas pedagógicas. E o questionário do aluno para retirar informações sobre a média de proficiência em matemática, além de duas questões relacionadas a prática do dever de casa e correção do dever de casa. Os resultados encontrados evidenciaram que a frequência em propor e corrigir o dever de casa esta relacionada as expectativas, uma vez que constatamos que quanto maior a expectativa do docente, mais ele propõe ou corrigi o dever de casa. Os resultados mostraram que é significativo considerar estas práticas pedagógicas, na medida que elas podem ser capazes de influenciar a aprendizagem dos estudantes.
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Educação do Campo