CRIANÇA ANORMAL, CRIANÇA-PROBLEMA E CRIANÇA EXCEPCIONAL: INVESTIGAÇÃO NOS MANUAIS DE PSICOLOGIA (1917-1961) (Cristina Rodrigues de Oliveira Lima)

Título do Trabalho: CRIANÇA ANORMAL, CRIANÇA-PROBLEMA E CRIANÇA EXCEPCIONAL: INVESTIGAÇÃO NOS MANUAIS DE PSICOLOGIA (1917-1961)
Autor(a):Cristina Rodrigues de Oliveira Lima
Orientador(a): Raquel Martins de Assis
Linha de Pesquisa: Psicologia, Psicanálise e Educação
Programa: Mestrado
Grau: Programa de Pós-Graduação em Educação
Palavras-chave: História da Psicologia; Criança Anormal; Manuais de Psicologia; Educação Especial
Data da Publicação: 25/10/2021
Resumo (curto):
O presente trabalho dedicou-se a investigar o conceito de criança anormal divulgado nos manuais de introdução à Psicologia, indicados como leitura obrigatória aos professores em formação nas Escolas Normais. Diante das renovações educacionais e das reformas escolares implementadas no Brasil, as Escolas Normais tornam-se espaços privilegiados nos quais a Psicologia aplicada à Educação ganha espaço. Nesse contexto, os manuais de Psicologia são amplamente recomendados como leituras importantes para a organização de uma educação mais moderna e mais afinada aos modelos europeus e estadunidenses. Para essa pesquisa, realizamos um levantamento dos manuais de Psicologia publicados no decorrer do século XX, escritos por autores brasileiros e utilizados nas Escolas Normais. Na sequência, dedicamo-nos à localização dos manuais, à leitura dos sumários e identificação do termo criança anormal. A partir desse levantamento, escolhemos analisar os seguintes manuais: Noções de Psychologia (1917) escrito por Manoel José do Bomfim e Psicologia Educacional (1961) de autoria de Afro do Amaral Fontoura. Em uma primeira análise, observamos que ao lado do termo criança anormal, surgiram também os conceitos de criança-problema e criança excepcional. Diante desse primeiro resultado, a pesquisa passou a considerar os três conceitos em seu campo de investigação.

Resumo (expandido): clique aqui
Áreas:  Historia da psicologia; história da educação especial brasileira