MOVIMENTOS REPRESENTACIONAIS NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO PERU E NO BRASIL (ERICA FERNANDA JUSTINO DE FREITAS)

Título do Trabalho: MOVIMENTOS REPRESENTACIONAIS NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO PERU E NO BRASIL
Autor(a): ERICA FERNANDA JUSTINO DE FREITAS
Orientador(a): MARIA ISABEL ANTUNES ROCHA
Linha de Pesquisa: PSICOLOGIA, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
Programa: Doutorado
Grau: Programa de Pós-Graduação em Educação
Palavras-chave: Campo; Educação no contexto campesino; Pedagogia da alternância; Representações Sociais; Brasil e Peru
Data da Publicação: 25/10/2021
Resumo (curto):
Este texto é resultado de uma pesquisa que analisou, a partir da das Representações Sociais em Movimento, as formas de pensar, sentir e agir sobre o campo de professores que atuam na Pedagogia por Alternância no Brasil e no Peru. As escolas vinculadas à Pedagogia da Alternância possuem um projeto de escola contra hegemônico que se compromete com as questões do universo camponês e tensiona os professores a posicionarem-se. Dessa forma, o estudo foi orientado pela seguinte questão: quais são os desafios vivenciados pelos professores ao terem que lidar com o universo camponês em uma perspectiva de fortalecimento dos modos de produção e reprodução para manter a agricultura e o modo de vida camponês? Quanto aos referenciais epistemológicos destacamos Ribeiro (2014), Mariátegui (2010), Fernandes (2008), Uccelli (2018), Caldart, (2004), Begnami (2019), Moscovici (2012) e Antunes-Rocha (2018). A metodologia utilizada foi de base contrastiva, os dados foram coletados a partir de questionários semiestruturados e entrevistas narrativas com 12 professores, sendo 06 professores brasileiros e 06 peruanos. Os resultados apontam para movimentos representacionais de reelaboração, de manutenção e de recusa. Este estudo contribui teoricamente com a compreensão da TRS a partir da perspectiva do movimento, a partir da análise de experiências sobre objetos comuns em diferentes contextos educativos geradores de mudança.

Resumo (expandido): clique aqui
Áreas:  Educação do Campo