O OLHAR DA VIGILANCIA SANITÁRIA DE NOVA LIMA, FRENTE AO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR -PNAE: MUDANÇAS FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19 (Vanessa Luisa Ferreira Guilherme)

Título do Trabalho: O OLHAR DA VIGILANCIA SANITÁRIA DE NOVA LIMA, FRENTE AO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR -PNAE: MUDANÇAS FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19
Autor(a): Vanessa Luisa Ferreira Guilherme
Orientador(a): Eliano de Souza Martins Freitas
Linha de Pesquisa: Educação do Campo
Programa: Mestrado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: Agricultura Familiar; Educação do Campo; Vigilância Sanitária; Programa Nacional de Alimentação Escolar; Pandemia COVID-19
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto):
O trabalho pretende identificar os desafios impostos pela pandemia na aquisição de alimentos da agricultura familiar do PNAE, com a suspensão da alimentação escolar devido ao fechamento das Escolas Públicas no Brasil, sob recorte no Município de Nova Lima em Minas Gerais. A legislação PNAE nº 13.987 de 2020, autoriza a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica de modo a garantir a destinação de 30% à agricultura familiar e para novas estratégias de execução diante o cenário atual de pandemia. Em Nova Lima, seus beneficiários são alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Pretende-se compreender: como ficou a política pública do PNAE com a pandemia da Covid-19 em virtude da suspensão das aulas presenciais e com o distanciamento social? Para metodologia realiza-se pesquisa documental e coleta de dados, para posterior diagnóstico da participação da agricultura familiar no PNAE. Os principais desafios são: agricultores locais conseguirem fornecer pelo menos para região noroeste do município e as escolas adequar o cardápio para a safra cultivada e fornecida pelos agricultores. Entendendo os desafios é possível traças estratégias para inserção rápida e futura dos agricultores familiares locais e melhorar a aquisição de alimentos da agricultura familiar local e regional, convidando os envolvidos a um debate mais amplo, estabelecendo diálogo dentro dos conceitos da Educação do Campo.

Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Infâncias, Relações Étnico-Raciais