CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM COMUNIDADES E ESCOLA DO VALE DO JEQUITINHONHA: FORMANDO LEITORES, TECENDO SABERES (Veridiana Franca Vieira)

Título do Trabalho: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM COMUNIDADES E ESCOLA DO VALE DO JEQUITINHONHA: FORMANDO LEITORES, TECENDO SABERES
Autor(a): Veridiana Franca Vieira
Orientador(a): Maria Zélia Versiani Machado
Linha de Pesquisa: Educação e Linguagem
Programa: Mestrado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: Educação do campo, Contação de histórias, Letramento literário, Ensino remoto
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): Esta pesquisa tem como foco práticas de contação de histórias como forma de linguagem artística, política e pedagógica, assim como prática produtora, afirmadora de saberes, conhecimentos, e fortalecedora da relação entre Escola e Comunidade. O objetivo é fazer um levantamento das práticas de contação de histórias que circulam nas aulas de duas turmas multisseriadas do segundo, terceiro, quarto e quinto ano do Ensino Fundamental para analisar como essas práticas se articulam à realidade vivida pelos alunos. A pesquisa está em desenvolvimento com professoras e alunos(as) de uma Escola Municipal, situada em uma Comunidade Rural, Município de Araçuaí – MG, no Vale do Jequitinhonha. Comunidade onde tradicionalmente se vivenciam práticas de contação de histórias.
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Juventude; Movimentos Sociais