AS FORMAS DE CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DO SABER NO TRABALHO ASSOCIADO (ROGÉRIO ALVES HENRIQUES)

Título do Trabalho: AS FORMAS DE CONSTRUÇÃO E APROPRIAÇÃO DO SABER NO TRABALHO ASSOCIADO
Autor(a): ROGÉRIO ALVES HENRIQUES
Orientador(a):
GERALDO MÁRCIO ALVES DOS SANTOS
Linha de Pesquisa: Trabalho e Educação
Programa: Mestrado Profissional
Grau: Mestrado
Palavras-chave: Trabalho e educação, princípio educativo, autogestão, produção associada, pedagogia
Data da Publicação: 25/10/2021
Resumo (curto):
Com o projeto “As formas de construção e apropriação do saber no trabalho associado” pretendemos realizar um estudo de caso sobre as pedagogias produzidas para a socialização de saberes, entre trabalhadores, no contexto do trabalho associado. Partimos do conceito de “princípio educativo” do trabalho e supomos, conforme estudos da área de trabalho e educação nos indicam, que, no trabalho associado (ou seja, nas experiências de auto-organização dos trabalhadores, onde não existe a figura do patrão, como é o caso das cooperativas de trabalho e dos empreendimentos ligados ao movimento de economia solidária) este “princípio educativo” se manifesta com maior consistência. As formas de produção e compartilhamento dos saberes – tanto referentes ao processo de trabalho propriamente dito quanto aos necessários à gestão do negócio e às trocas de experiências relacionadas a outros aspectos da vida – são objeto de interesse deste estudo. Busca-se compreender por que meios estas trocas acontecem, por quais processos são mediadas e como alteram o trabalho, as relações de gestão, as tomadas de decisão e o convívio do grupo. Propomos também realizar uma incursão pela bibliografia pertinente no campo da educação, da sociologia do trabalho, história e cooperativismo, áreas do conhecimento pelas quais será necessário transitar a fim de compreender de forma mais assertiva o objeto de pesquisa e as informações coletadas.

Resumo (expandido):  clique aqui

Áreas: Trabalho e Educação

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