Instrução/atividade criadora: uma análise a partir de dois contextos (Aliene Araújo Villlaça)

Título do Trabalho: Instrução/atividade criadora: uma análise a partir de dois contextos
Autor(a): Aliene Araújo Villlaça
Orientador(a): Maria de Fátima Cardoso Gomes
Linha de Pesquisa: PSICOLOGIA, PSICANALISE E EDUCAÇÃO
Programa: Doutorado
Grau: Programa de Pós-Graduação em Educação
Palavras-chave: Psicologia Histórico-Cultural, Etnografia em Educação, “Dificuldades de Aprendizagem”, Atividade Criadora/Instrução.
Data da Publicação: 25/10/2021
Resumo (curto):
Este texto é fruto de uma pesquisa de doutorado e tem por objetivo apresentar um recorte das análises produzidas para a tese e para isso trazemos como questão principal: que contou como instrução/atividade criadora a partir do contraste em dois espaços: a sala de aula regular e oficinas de robótica? A pesquisa seguiu a lógica de investigação proposta pela Psicologia Histórico-Cultural e a Etnografia em Educação. O material empírico foi construído por meio da observação participante em dois espaços: sala de aula regular e oficinas de robótica educacional durante os meses de abril a dezembro de 2019, em uma escola da rede pública e teve a participação de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, identificados por seus professores com “dificuldades de aprendizagem”. Neste trabalho apresentamos a fundamentação teórico-metodológica que contou com o estudo de autores do campo da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação. Discutimos os conceitos de atividade criadora e instrução e apresentamos o movimento de análise realizado.

Resumo (expandido): clique aqui
Áreas:  Ensino Fundamental; Psicologia da Educação