ENSINO REMOTO E DESIGUALDADES ESCOLARES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 (Frederico Alves Almeida)

Título do Trabalho: ENSINO REMOTO E DESIGUALDADES ESCOLARES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Autor(a): Frederico Alves Almeida
Orientador(a):
Maria Teresa Gonzaga Alves
Linha de Pesquisa: Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais
Programa: Doutorado
Grau: Programa de Pós-Graduação em Educação
Palavras-chave: Professores. Covid-19. Desigualdades Escolares.
Data da Publicação: 25/10/2021
Resumo (curto):
Pesquisamos o trabalho de professores da educação básica no período de suspensão das aulas presenciais pela pandemia de covid-19. Por meio de um survey, educadores de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte e cidades próximas opinaram sobre a prática docente com aulas virtuais, infraestrutura disponível e desempenho dos alunos. Os resultados mostram que muitos professores não estavam preparados para lecionar nessa realidade e que o envolvimento das instituições foi fundamental na avaliação positiva do desempenho escolar. Eles apontam, ainda, razoável desigualdade entre redes públicas e privadas, com desvantagem para as primeiras tanto em investimento no ensino remoto quanto na expectativa de aprendizado dos estudantes.

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Áreas: Educação básica; Desigualdades escolares.