Avaliação de desempenho docente em um Instituto Federal Mineiro

Título do Trabalho:  Avaliação de desempenho docente em um Instituto Federal Mineiro
Autor(a): FABÍULA TATIANE PIRES
Orientador(a):
SUZANA DOS SANTOS GOMES
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas de Educação
Programa: PPGE-FaE-UFMG
Grau: Doutorado
Palavras-chave: Avaliação de desempenho docente; Educação Superior; Instituto Federal
Data da Publicação: 19/10/2022

Resumo
Este trabalho apresenta a estrutura de uma pesquisa em andamento, para fins de doutoramento, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob orientação da professora doutora Suzana dos Santos Gomes.Como objeto de investigação tem-se a avaliação de desempenho docente (ADD), inserida no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no contexto de um Instituto Federal (IF) mineiro. Pergunta-se: como a política de ADD foi implementada em um campus de um IF mineiro e que possíveis influências podem ser identificadas na qualidade do trabalho docente? O objetivo geral é compreender a política de ADD do Sinaes, identificando suas possíveis influências na qualidade do trabalho dos docentes que atuam nos cursos de licenciaturas. No que se refere aos aspectos metodológicos a pesquisa se divide em etapas integradas: (I) revisão de literatura compreendendo o período de 2010 à 2022; (II) pesquisa documental de fontes escritas e públicas em documentos oficiais; (III) pesquisa de campo cujos instrumentos utilizados para a coleta de dados são questionários e entrevistas semi-estruturada, para análise recorrer-se-a à análise de conteúdo, segundo Bardin ( 2016). Espera-se que os resultados contribuam para a compreensão da ADD e que por meio dela se explicitem elementos que revelam a qualidade do trabalho docente.