A Sala Helena Antipoff foi estabelecida em 1997, na Biblioteca Central da UFMG, com o objetivo de preservar uma parte da documentação de Helena Antipoff, doada através de Acordo de Cooperação firmado entre o CDPHA, a UFMG e a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Este acervo constitui-se de documentos inéditos como: manuscritos, correspondências, textos avulsos, anotações, publicações de circulação restrita e fotografias. Inclui documentos relacionados trajetória de Helena Antipoff (os estudos em Paris e Genebra, o trabalho como psicóloga e educadora na Rússia, na Suíça e no Brasil) e a organização e funcionamento do Complexo da Fazenda do Rosário, produzidos e acumulados no período de 1927 a 1987.

Os documentos do acervo do CDPHA localizado na Sala Helena Antipoff estão organizados em caixas, classificados em temas (vida e obra, homenagens, Fazenda do Rosário, Psicometria, Educação Rural, Educação Especial, etc.), e podem ser consultados mediante autorização da Bibliotecária Marlene de Fátima Vieira Lopes, Chefe da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária (Telefones: 3409-4615 / 3409-4623).

Na Sala Helena Antipoff encontra-se ainda uma exposição de painéis sobre a vida e a obra da educadora - Helena Antipoff: a mineira universal e um conjunto de coleções e bases de dados relacionadas história da Psicologia, que constituem os Arquivos UFMG de História da Psicologia.

A conservação e restauração do acervo está sob a responsabilidade da professora Bethânia Reis Veloso, diretora do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CECOR) da Escola de Belas Artes da UFMG (Apresentação das atividades de conservação e restauração do acervo Helena Antipoff 1, 2 e 3).