Rafael Antunes Machado, estudante do PPGE/FaE, recebe Medalha Profa. Maria Laura Mouzinho Leite Lopes (SBEM)

Rafael Antunes Machado, ex-aluno de mestrado do Prof. Filipe Santos Fernandes (DMTE) e atual orientando de doutorado da Profa. Carolina Tamayo (DMTE), recebeu no dia 15/07 (sexta-feira) a “Medalha Profa. Maria Laura Mouzinho Leite Lopes”, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Trata-se de um prêmio para práticas de ensino e de pesquisa desenvolvidas no âmbito da Educação Matemática nos últimos três anos, no interstício do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).O trabalho de Rafael, intitulado “A gente tem a experiência do barro”: entre Artesãs, Joana, Rafaéis e (quem sabe?) uma etnomatemática junto à decolonialidade, se colocou a aprender (sobre a Matemática, sobre o ser professor de Matemática, sobre a Academia, sobre nós mesmos…) com artesãs do barro das comunidades de Campo Buriti e Campo Alegre, no município de Turmalina, Vale do Jequitinhonha.

A dissertação pode ser acessada neste link: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/38250

A Professora Carolina, que auxiliou o Rafael no processo de submissão e que o acompanha do doutorado, recebeu com ele a Medalha.

Assista a gravação do evento abaixo: