Apresentação de Monografia

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Educação do Campo é um componente curricular obrigatório e se constitui como uma produção acadêmica com a finalidade de expressar dimensões do processo formativo. Trata-se de um momento em que os estudantes podem se engajar em investigações específicas e desenvolver pesquisas que interroguem sujeitos, práticas, discursos e/ou territórios que acompanham seus processos formativos.

O conteúdo desses trabalhos procura descrever, discutir e/ou propor questões e ações em diálogo com referenciais processuais, históricos e conceituais da Educação do Campo e de áreas correlatas. Assim, o TCC pode envolver tanto dimensões didático-pedagógicas ligadas à Educação do Campo quanto dimensões políticas, culturais e/ou sociais do campo e dos povos camponeses, desde que expressem vínculo com o processo formativo do estudante.

As disciplinas “Análise da Prática Pedagógica VII” e “Análise da Prática Pedagógica VIII” são os espaços de desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso, viabilizando atividades de planejamento e de orientação dos estudantes por docentes da Universidade e contabilizando sua carga horária. Essas disciplinas buscam promover reflexões, discussões e ações que aproximem, por meio dos trabalhos desenvolvimentos pelos estudantes, os ideários e discursos do movimento da Educação do Campo com as especificidades dos territórios, com atenção ao desenvolvimento educacional.

Destaca-se que os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes têm sido apresentados, nos últimos anos, em variados eventos acadêmicos na área de Educação e subsidiado a elaboração de projetos de pesquisa de mestrado, com egressos do curso em diferentes Programas de Pós-graduação, em cursos de Mestrado e de Doutorado. Além disso, a partir de 2020, os Trabalhos de Conclusão de Curso são disponibilizados na página da Biblioteca Professora Alaíde Lisboa de Oliveira, da Faculdade de Educação, da UFMG, para acesso público.