Completando 09 meses de exposição, julho será o ultimo mês de visitação do Projeto: “PEDAGOGIA – OCUPAÇÃO ARTÍSTICA PAULO NAZARETH” na Faculdade de Educação da UFMG

Compartilhe em suas redes sociais

Placa de convite ao público para visitação da Ocupação Artística Paulo Nazareth no mês de julho de 2024! Local: Entrada da UFMG, em frente à Escola de Belas Artes.
Imagem: Equipe Espaço Arteducação, 2024.

Desde novembro de 2023, a Faculdade de Educação abriga o projeto “Pedagogia – Ocupação Artística Paulo Nazareth”, com quase nove meses de intenso trabalho, agora segue para seu último mês de visitação. A data de encerramento será 31 de julho de 2024, até lá, o projeto segue contando com a coordenação e curadoria da Profa. Dra. Daniele de Sá Alves que, em conjunto com a equipe de monitores do Espaço Arteducação, tem realizado diversos eventos e ações de formação artística e pedagógica.  

Durante o período de visitação, a Ocupação tem sido local de realização de palestras, oficinas, performances, rodas de conversa, seminários, aulas da graduação e pós-graduação, além da recepção de grupos para visitação e exercícios de mediação das obras e instalações realizada pelos monitores do projeto.

Rosa de conversa na instação “Espiral” durante o IV Simpósio de Psicanálise e Educação de MG. Abril de 2024. Imagem: Equipe do Espaço Arteducação.

Como parcerias relevantes durante o processo, a equipe realizou trocas com o Instituto Inhotim, o qual abriga a exposição Esconjuro, também de Paulo Nazareth, estabelecendo um circuito expositivo pela obra do artista e um diálogo entre a universidade e o museu. Além disso, o projeto também contou com a parceria da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por meio de atividades propostas conjuntamente com os Museus da Pampulha.

Registros da manhã de abertura do evento “Descentralizando o Acesso” em parceria com o Instituto Inhotim na Ocupação Artística Paulo Nazareth. Maio de 2024.
Imagem: Daniela Paolliello.

Neste último mês de Ocupação, haverá ainda a produção e realização da “Mostra de Videoperformance – Feituras” e do Seminário de Mediação em Arte Contemporânea, eventos de grande importância para o fortalecimento da instauração dos debates artísticos no território da Faculdade de Educação. Integrando parte da programação dos eventos, a Ocupação participará ainda da Reunião Brasileira de Antropologia e do Festival de Inverno da UFMG. Importante destacar que vários destes eventos contarão, inclusive, com a presença do próprio artista Paulo Nazareth.

Nesta ultima semana de julho, a Ocupação Artística Paulo Nazareth contou com uma presença muito especial que foi a visita técnica da Presidenta do Instituto Brasileiro de Museus, Fernanda Castro, que veio até Belo Horizonte para o evento “(Re)Conexões” que aconteceu na própria UFMG.

Na foto, a Presidenta do IBRAM Fernanda Castro, junto com a diretora da Faculdade de Educação Andrea Moreno, com a curadora do Espaço Arteducação Daniele Alves e colegas da CECOR / EBA – UFMG.

Para realizar o agendamento de visitas mediadas ou de propostas de ocupação do espaço clique aqui. Siga a página do Espaço Arteducação no Instagram, @espacoarteducacaofaeufmg, participe da programação e aproveite as ultimas semanas para conhecer o projeto “PEDAGOGIA – Ocupação Artística Paulo Nazareth”.

ACOMPANHE A AGENDA DETALHADA DESTE PROCESSO NO SITE DA FAE/UFMG E TAMBÉM NO PERFIL DO INSTAGRAM: @ESPACOARTEDUCACAOFAEUFMG

Galeria

Siga Paulo Nazareth no Instagram para acompanhar os trabalhos do artista: @p.nazarethedicoesltda

Siga o Espaço Arteducação no instagram para acompanhar as próximas ações do projeto “PEDAGOGIA – Ocupação Artística Paulo Nazareth”: @espacoarteducacaofaeufmg

Acompanhe também as exposições do Espaço de Poéticas, a segunda galeria de arte da Faculdade de Educação da UFMG: @espacodepoeticasfaeufmg

Compartilhe em suas redes sociais
X