O saber-fazer de educadores diante da violência na escola

Título do Trabalho: O saber-fazer de educadores diante da violência na escola
Autor(a): Pablo Henrique Teodoro de Lima
Orientador(a):
Marcelo Ricardo Pereira
Linha de Pesquisa: Psicologia, Psicanálise e educação
Programa: PPGE-FaE-UFMG
Grau: Mestrado
Palavras-chave: Saber-fazer, Violência escolar, Educador, Psicanálise.
Data da Publicação: 19/10/2022

Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi analisar qual saber-fazer os educadores apresentam ao lidarem com casos de violência na escola. Buscamos apreender de educadores que saber-fazer singular eles inventam para conduzir seu trabalho diante da imprevisibilidade que o ofício docente lhes apresenta. Recorrendo ao saber pedagógico, mas também à psicanálise, tivemos por objetivos secundários conhecer o que educadores da Educação Básica entendem como violência na escola, suas fontes e quais os possíveis projetos que desenvolvem para lidar com ela. Igualmente buscamos investigar, na perspectiva do conceito psicanalítico de saber-fazer, que outros saberes podem ser produzidos pelo fazer não projetado ou não planejado por esses mesmos educadores. Para isso, ouvimos os educadores por meio da entrevista em profundidade e realizamos o tratamento das entrevistas através da análise clínica do discurso. De modo a construir e fundamentar nosso objeto de pesquisa, realizamos um cruzamento de dados provenientes de quatro fontes principais, quais sejam: relatórios estatísticos da Prefeitura de Belo Horizonte sobre a violência nas escolas; Boletins de Ocorrência Circunstanciados da Guarda Civil Municipal; revisão de literatura e fundamentação teórica sobre a violência e o saber-fazer docente; além da escuta dos sujeitos. Constatamos a relevância de se considerar a singularidade e a inventividade do saber-fazer docente de cada educador, subjetivado ao longo de sua trajetória profissional docente.