Mulheres águas e suas sabenças no horizonte interseccional da formação de professores antirracistas : análise sobre contribuição do núcleo de estudos das relações étnico-raciais da secretaria de educação de Belo Horizonte

Título: Mulheres águas e suas sabenças no horizonte interseccional da formação de professores antirracistas : análise sobre contribuição do núcleo de estudos das relações étnico-raciais da secretaria de educação de Belo Horizonte

Autores (as): Adriana Bom Sucesso Gomes 

Editora: Escola cidadã

Ano de lançamento: 19/07/2022

Resumo da obra: 

 O livro é derivado da dissertação de mestrado defendida em 2022 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência da FAE/UFMG. O estudo objetivou identificar e compreender as estratégias metodológicas utilizadas pelo Núcleo de Estudos das Relações Étnico-raciais da Regional Leste pertencente à Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG. Buscou-se fortalecer e ampliar as discussões sobre a educação das relações étnico-raciais em formato de gestão compartilhada como estratégia de formação continuada de professores nas esferas políticas e sociais. É no contexto de efervescência de políticas de governo, que objetivam a promoção da igualdade racial na cidade de Belo Horizonte, que esta pesquisa se insere e se torna relevante, dentro e fora da universidade. O ineditismo da investigação e as contribuições que o estudo traz para os campos da formação docente, infâncias/educação infantil e relações étnico-raciais, são os pontos fortes do trabalho. Dentre os resultados encontrados, destacam-se os conhecimentos e os saberes que emergem das práticas formativas vivenciadas. Neste processo, as africanidades brasileiras foram colocadas em evidência e orientaram as estratégias metodológicas de formação. Também, o trabalho coletivo e colaborativo como princípios de organização das formações docentes que se estruturam em rede, sendo parte, também, dos resultados encontrados.

Área de conhecimento: Educação infantil; relações étnico-raciais; estratégias metodológicas; formação continuada de professores