Título do Trabalho: Manifestações culturais de matiz africana: uso de banhos sacrais e medicinais na perspectiva do candomblé com estudantes do ensino médio.
Autor(a): Diêgo Cruz Argôlo
Orientador(a):
Conceição Clarete Xavier Travalha
Linha de Pesquisa: Educação, ensino e humanidades
Programa: PROMESTRE-FaE-UFMG
Grau: Mestrado
Palavras-chave: Banhos, folhas, identidade, candomblé e estudantes
Data da Publicação: 19/10/2022

Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo que será realizado com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, no turno matutino, do colégio Estadual Luiz Viana Filho – CELVF, localizado no município de Candeias-Bahia, região metropolitana de Salvador – Bahia. Com o intuito de discutir, refletir e analisar como o estudo do uso de banhos de folhas sacrais e medicinais, na perspectiva do Candomblé, interfere no processo de construção da identidade de alunos/as do ensino médio. Essa investigação será desenvolvida no contexto do Programa de Mestrado em Educação e Docência (PROMESTRE), entre os anos de 2023 e 2024. Nesse sentido, será elaborado e desenvolvido um projeto de intervenção durante a pesquisa. Este estudo será à luz da metodologia Autoetnográfica, pois o professor/a além de ser pesquisador/a é ao mesmo momento participante da pesquisa e da etnografia escolar que possibilita o professor/a estudar todo o contexto sócio cultural dos/as participantes que constituem a sala de aula.