Lugares de Memória do Patrimônio Cultural do centro de Belo Horizonte em diálogos com os objetivos do ensino de História no Ensino Médio (Ricardo Pinto de Paula)

Título do Trabalho: Lugares de Memória do Patrimônio Cultural do centro de Belo Horizonte em diálogos com os objetivos do ensino de História no Ensino Médio
Autor(a): Ricardo Pinto de Paula
Orientador(a):
Pablo Luiz de Oliveira Lima
Linha de Pesquisa: Educação, Ensino e Humanidades
Programa: Mestrado Profissional
Grau: Mestrado
Palavras-chave: lugares de memória; patrimônio cultural; centro de Belo Horizonte; História no Ensino Médio.
Data da Publicação: 25/10/2021
Resumo (curto):
“Apresento para submissão do processo de seleção de propostas abertas para o XVIII Encontro de Pesquisa em Educação FaE-UFMG na modalidade de seminários de pesquisa do Promestre, um relato de experiências de estudos sobre um projeto de pesquisa que desenvolvo. Com base em minha trajetória em projetos envolvendo cultura e educação, por intermédio da educação patrimonial em Belo Horizonte, minha formação no Promestre, em organizações sócio culturais, e convívio com a realidade do tema, observo que as culturas que fazem parte da História compondo lugares de memória do centro de Belo Horizonte são pouco contextualizados no currículo de História do Ensino Médio de escolas públicas e particulares desta cidade. Os estudos envolveram, em sua primeira etapa, uma pesquisa bibliográfica e na segunda, uma pesquisa de campo para investigar principais desafios e possibilidades, na visão de professoras (es) de História, quanto à valoração e inclusão dos lugares de memória referenciados em práticas complementares à proposta curricular da BNCC. Pretende gerar um recurso educativo refletindo a experiência do projeto e sugerindo ações de convívios com esses lugares de memória, após a normalização das atividades presenciais e convívios socioculturais, com valoração e fruição sociocultural entre as juventudes estudantis. ”

Resumo (expandido): clique aqui

Áreas: Patrimônio Cultural, Lugares de Memória, Ensino de História – Seminários de Pesquisa de Pós-Graduação – Promestre