Grupo de Pesquisa em Alfabetização/GPA – Ceale

Grupo de Pesquisa em Alfabetização/GPA - Ceale

O Grupo de Pesquisa em Alfabetização – GPA/CEALE, foi criado em setembro de 2017, tendo como ponto de partida as pesquisas de intervenção da professora Margarida Alves Martins (ISPA) sobre “Programa de Escrita Inventada” . O grupo faz parte do Projeto Interinstitucional sobre Programa de Escrita Inventada, envolvendo UFMG, UFPE e o Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA/Lisboa – Portugal). As pesquisas do Programa de Escrita inventada envolvendo crianças de 5 anos da Educação Infantil, são coordenadas pela professora Sara Mourão Monteiro; as pesquisas envolvendo crianças de 6 anos do Ensino Fundamental são coordenadas pela professora Valéria Barbosa de Resende e as pesquisas com adultos são coordenados pela professora Francisca Izabel Pereira Maciel. Os objetivos do grupo são: desenvolver pesquisas sobre aquisição da escrita alfabética, envolvendo análise grafofonêmica, analisar a mediação pedagógica em Programas de Escrita Inventada.

Coordenadore(a)sFrancisca Izabel Pereira Maciel, Sara Monteiro Mourão e Valéria Barbosa de Resende
Website do grupoNão há