Formação Leitora de Estudantes da EJA, Através da Literatura de Cordel

Título do Trabalho: Formação Leitora de Estudantes da EJA, Através da Literatura de Cordel
Autor(a): Marilene Sacramento Miranda
Orientador(a):
Vinícius Da Silva Lírio
Linha de Pesquisa: Educação, ensino e humanidades
Programa: PROMESTRE-FaE-UFMG
Grau: Mestrado
Palavras-chave: Estudantes, Leitura, Criação, Cordel
Data da Publicação: 19/10/2022

Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de formação leitora dos/as estudantes da EJA, a partir da elaboração e desenvolvimento de atividades de leitura e criação, na sala de aula, com a Literatura de Cordel, buscando mapear quais ações podem ser criadas e desenvolvidas para que os/as jovens e adultos possam vivenciar e construir um processo de ensino e aprendizagem voltado para autonomia. Nesse sentido, serão desenvolvidas oficinas de leitura e criação em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, situado na cidade de Candeias – Bahia, Esta investigação vem sendo desenvolvida no contexto do Programa de Mestrado em Educação e Docência (PROMESTRE), Nela, optou-se pela abordagem metodológica da (auto)etnografia sendo o estudo realizado no contexto escolar, no qual será levado em consideração a história de vida desses/as estudantes que constituem a sala de aula e, logo, as dimensões cultural e social que a atravessa, bem como, as condições em que se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem naquele contexto específico.