DOCÊNCIA NO QUILOMBO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO (2015-2019) (Andréia Martins da Cunha)

Título do Trabalho: DOCÊNCIA NO QUILOMBO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO (2015-2019)
Autor(a): Andréia Martins da Cunha
Orientador(a): Shirley A. de Miranda
Linha de Pesquisa: Educação, Cultura, Movimentos sociais e Ações Coletivas
Programa: Doutorado
Grau: PPGE
Palavras-chave: Docência, Território Quilombola, Pedagogia da Diversidade
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): Este trabalho, que integra a pesquisa de doutorado em curso no Programa de Pós-Graduação em Educação FAE/UFMG se dedica à análise dos elementos que compõem o exercício da docência em escolas em território quilombola a partir do levantamento bibliográfico feito no banco de teses e dissertações da CAPEs com foco nas produções que versam sobre a Educação Quilombola. O levantamento realizado com recorte no período entre 2015 e 2019 teve como objetivo localizar os aspectos que são balizadores para o exercício da docência em escolas no território quilombola. O que essas pesquisas trazem sobre a docência no quilombo e em que medida essa docência se re-configura a partir de sua relação com o território quilombola são os questionamentos que orientaram este estudo. Os desafios enumerados pelos docentes em relação a sua atuação profissional nestas escolas, e sobre as suas impressões acerca de como as comunidades se colocam frente ao processo de reconhecimento enquanto quilombolas, constituem-se como fatores que tensionam ou mesmo impulsionam a reelaborarão de sua prática pedagógica. A pedagogia da diversidade apresentada por Gomes (2018) auxilia-nos na compreensão desse movimento localizando-o no entendimento acerca das “outras racionalidades” que são chamados a comparecer na organização do ensino em escolas no território quilombola.
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos