Título do Trabalho: Desenvolvimento de proposta formativa em Pensamento Computacional na prática docente: o uso do ScratchJr
Autor(a): Sandra Regina Sanches Ribas
Orientador(a):
Andréia de Assis Ferreira
Linha de Pesquisa: Educação Tecnologica e Sociedade
Programa: PROMESTRE-FaE-UFMG
Grau: Mestrado
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Aprendizagem Criativa, ScratchJr, Programação por Blocos, Formação Docente.
Data da Publicação: 19/10/2022

Resumo
Esta proposta formativa para professores da Educação Básica, oferece um curso de desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) que permite o uso criativo e crítico da tecnologia, a partir da resolução de problemas e da Aprendizagem Criativa. Para tanto, buscamos desenvolver, aplicar e analisar um curso de formação em PC, a partir da mediação da ferramenta ScratchJr, identificando os níveis de compreensão do conceito de PC por docentes da Rede Municipal de Belo Horizonte (RME-BH) e de elementos do PC presentes em suas práticas pedagógicas, antes e depois da participação no curso, analisando caminhos e instrumentos possíveis para desenvolver o PC, por meio das práticas pedagógicas dos docentes. Nosso tripé teórico utilizou como construtos: competências digitais, PC e Aprendizagem Criativa. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa, de caráter exploratório e como método de investigação qualitativa utilizamos o estudo de caso. Como instrumentos metodológicos, aplicamos questionários e entrevistas on-line, e observação participante. Esta pesquisa se justifica pela sua contribuição na formação de docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola pública, operando a ferramenta ScratchJr, fomentando o desenvolvimento do PC de forma lúdica e acessível, favorecendo o estudante, na amplitude de suas capacidades cognitivas e autorais, tornando-se protagonista do próprio aprendizado e, assim, fortalecendo-o em sua cidadania física e digital.