Desafios da educação Básica em Moçambique (Jonas António Francisco)

Título do Trabalho: Desafios da educação Básica em Moçambique
Autor(a): Jonas António Francisco
Orientador(a): Maria Rosimary Soares dos Santos
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação
Programa: Doutorado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: Palavras chaves: Educação Básica; Inclusão-Excludente; Moçambique
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): “O tema da presente discussão versa sobre Desafios da educação Básica em Moçambique: Lei 18/2018 e a questão de inclusão acesso escolar. Pretende-se analisar a influência das recomendações da Conferencia de Incheon na reformulação das políticas de expansão Básica em Moçambique. Especificamente visa identificar o nível de cobertura escolar; caracterizar as reformas da educação básica; avaliar as condições de acesso e o discurso de inclusão no sistema Nacional de Educação (SNE) sobre acesso escolar. Metodologicamente é um estudo documental a partir das leis do SNE e dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Dados apresentados mostram que a um discurso visando ao consentimento ativo de que o SNE é inclusivo, quando a sua operacionalização – gestão da educação está imbuída de muitas contradições – uma inclusão que ao longo ou dentro do processo se revela excludente e a cobertura escolar está abaixo dos 60% do território nacional.

Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Políticas de Avaliação da Educação Superior