Da Escola Básica à Universidade: O Trabalho Docente e a Educação sob Pressões

Título: Da Escola Básica à Universidade: O Trabalho Docente e a Educação sob Pressões

Autores (as):  Savana Diniz Gomes Melo; Cezar Luiz de Mari

Editora: Dialética

Ano de lançamento: 18/03/2022

Resumo da obra:

O livro Da escola básica à universidade: o trabalho docente e a educação sob pressões busca informar o leitor sobre o conjunto de reformas na educação básica e da educação superior e seus impactos no trabalho docente e no processo formativo dos últimos anos. A Parte I aborda as contribuições de autores/as como resultado de pesquisa sobre os “vai e vens” do piso salarial docente estabelecido em legislação, demonstrando os vários movimentos dos governos estaduais para burlar a lei, e da categoria docente para a luta por sua efetivação. No decorrer das exposições, ficam explícitos os entraves e as manobras políticas para impedir que os docentes avancem na organização da categoria, da carreira e na ampliação salarial. O futuro da profissão docente é nebuloso, porque sobre ele incidem interesses exógenos aos da educação, esgarçando o conjunto das condições de trabalho e a perspectiva da formação omnilateral. Na Parte II, as contribuições envolvem a universidade na região latino-americana, no continente Europeu e nos Estados Unidos. Os estudos sinalizam as tendências históricas e atuais da organização institucional da educação superior no Brasil, na Argentina, no Chile, em Cuba, em Portugal, na Itália e nos Estados Unidos, indicando as características estruturais e organizativas, os movimentos hegemônicos, as tensões e os desafios presentes nas instituições. As especificidades de cada país demonstram que os governos nacionais buscam reorganizar suas instituições de educação superior conforme os processos globais dirigidos pelos blocos dinâmicos do capitalismo. As análises das reformas desenvolvidas nos últimos anos evidenciam que essas instituições são instadas permanentemente a assumir um duplo propósito: de um lado, ajustar-se/servir aos interesses econômicos, abrindo espaços cada vez mais amplos à mercantilização da educação; de outro, aderira modelos organizativos e a consensos formativos alheios aos interesses de estudantes e trabalhadores docentes. Mas, a prática social nessas instituições e fora delas mostra que esse processo enfrenta e seguirá enfrentando resistências.

Área de conhecimento: Política Educacional; Educação Básica; Educação Superior; Trabalho Docente