Aqui tinha uma escola: vozes docentes sobre o rompimento da barragem de Fundão

Título:Aqui tinha uma escola: vozes docentes sobre o rompimento da barragem de Fundão

Autores (as): Adriane Cristina de Melo Hunzicker

Editora: Appris

Ano de lançamento: 22/02/2022

Resumo da obra:

A obra “Aqui tinha uma escola”: vozes docentes sobre o rompimento da barragem de Fundão, expõe tensionamentos vivenciados por professores da Escola Municipal Bento Rodrigues, que se localizava na zona rural de Mariana, Minas Gerais. A escola foi atingida, em horário de aula, pela lama de rejeitos de minério de ferro da barragem de Fundão que colapsou em 5 de novembro de 2015. Os moradores do povoado atingido e escola foram realocados provisoriamente para a sede da cidade de Mariana, enquanto aguardam a construção do reassentamento. Os professores entrevistados em uma pesquisa com aparo teórico/metodológico no campo da psicologia social narram suas formas de pensar, sentir e agir sobre a escola diante do rompimento. Além dos desafios atuais, o livro retrata o contexto da escola do campo no entorno das práticas minerárias antes do rompimento da barragem e perspectivas para a futura instalação da instituição no reassentamento em construção.

Área de conhecimento: Educação-Mineração; rompimento da barragem de Fundão; professores.