A identidade racial de sujeitos autodeclarados pardos no contexto das Políticas de Ações Afirmativas

Título do Trabalho: A construção das práticas docentes em alfabetização de professoras do primeiro ano do ensino fundamental
Autor(a): Natália Silva Colen
Orientador(a):
Rodrigo Ednilson de Jesus
Linha de Pesquisa: Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas
Programa: PPGE-FaE-UFMG
Grau: Doutorado
Palavras-chave: Branquitude, mestiçagem, pardo, ações afirmativas
Data da Publicação: 19/10/2022

Resumo
A presente proposta de pesquisa desenvolvida no Doutorado em Educação da UFMG, na linda de Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas, pretende promover uma discussão sobre as identidades raciais emergentes no contexto das políticas afirmativas no Brasil. Temos como objetivo principal compreender como os sujeitos autodeclarados pardos que ingressaram na Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 2009 a 2020, se veem racialmente e a partir de quais elementos constroem sua identificação e identidade e autodeclaração racial. Neste seminário, apresentaremos as principais discussões teóricas que são plano de fundo para o debate sobre identidades raciais, acionando a discussão sobre branquitude, mestiçagem e o lugar de sujeitos pardos.