A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICOS DOS PARTICIPANTES DA UNIDADE PRÉ-VESTIBULAR POPULAR EDUCAFRO AIMORÉS (Andreza Barroso Gonçalves)

Título do Trabalho: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICOS DOS PARTICIPANTES DA UNIDADE PRÉ-VESTIBULAR POPULAR EDUCAFRO AIMORÉS
Autor(a):Andreza Barroso Gonçalves
Orientador(a): Maria Lúcia Castanheira
Linha de Pesquisa: Educação e Linguagem
Programa: Doutorado
Grau: Programa de Pós-Graduação em Educação
Palavras-chave: Novos Estudos do Letramento. Letramentos acadêmicos. Cursinhos pré-vestibulares populares. Relações raciais. Enem.
Data da Publicação: 25/10/2021
Resumo (curto):
Pretendo neste trabalho apresentar o resultado parcial das análises que estão sendo feitas sobre os significados do letramento para os participantes de uma das unidades de um curso pré-vestibular popular que integra a rede educacional Educafro, o núcleo Educafro Aimorés, por meio do exame de questões da seguinte natureza: quais as consequências dessas práticas para a aprendizagem e para a formação dos estudantes do núcleo e para a produção e construção do conhecimento? Como que as condições de produção e leitura de textos no núcleo relacionam-se a processos de construção de identidades e estabelecimento de relações de poder entre as pessoas nesse espaço? O exame dessas questões é orientado por uma abordagem social do letramento (STREET, 1995-2014; 2000), os letramentos acadêmicos (STREET, LEA, 1998) e, ainda, pela adoção de uma perspectiva etnográfica (GREEN, DIXON, ZAHARLIC, 2007) e teorias dos estudos descoloniais (GOMES, 2012; SITO, 2016). O presente estudo, de natureza mais ampla, foi realizado entre março de 2019 a janeiro de 2020, e mostra que as práticas de letramento desenvolvidas pelos participantes da pesquisa perpassam por duas temáticas centrais: relações étnico-raciais e o Enem. Por isso, um dos propósitos desta pesquisa é, então, compreender como esses temas surgem e como são abordados pelos participantes do núcleo.

Resumo (expandido): clique aqui
Áreas:  Educação e Linguagem