A construção das práticas docentes em alfabetização de professoras do primeiro ano do ensino fundamental

Título do Trabalho: A construção das práticas docentes em alfabetização de professoras do primeiro ano do ensino fundamental
Autor(a): Regina Aparecida Correa
Orientador(a):
Júlio Emílio Diniz Pereira e Sara Mourão Monteiro
Linha de Pesquisa: Docência: processos constitutivos, professoras/es como sujeitos socioculturais, experiências e práticas
Programa: PPGE-FaE-UFMG
Grau: Doutorado
Palavras-chave: Práticas docentes, Alfabetização e Letramento, Formação de professoras/es.
Data da Publicação: 19/10/2022

Resumo
Este resumo apresenta uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação do Prof. Júlio Emílio Diniz Pereira e da Profa. Sara Mourão Monteiro. O objetivo geral é analisar a construção das práticas docentes em alfabetização por professoras que assumem pela primeira vez turmas do primeiro ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: analisar o desenvolvimento da prática de professoras que assumem pela primeira vez uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, no que se refere à alfabetização e ao letramento, e compreender como e com base em que professoras que assumem turmas de primeiro ano do ensino fundamental pela primeira vez orientam a sua prática em alfabetização. A investigação é de abordagem qualitativa e utiliza como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista, a observação e a análise de documentos. Os principais referenciais teóricos são: José Gimeno Sacristán (1998; 2017), Ana María Salgueiro Caldeira (1995; 1997; 1998), Elsie Rockwell e Ruth Mercado (1988), Anne-Marie Chartier (2007) e Magda Soares (2003; 2004; 2014; 2016; 2017; 2020). As análises iniciais apontam que, apesar de uma série de tentativas de homogeneização, as práticas docentes que se efetivam nas salas de aula são muito distintas.