Título do Trabalho: A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE VÍDEOS, COMO SUPORTE MULTIMODAL, NAS AULAS DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a): ALEXANDRE SIQUEIRA GUIMARÃES
Orientador(a):
Andreia Assis Ferreira
Linha de Pesquisa: Educação Tecnologica e Sociedade
Programa: PROMESTRE-FaE-UFMG
Grau: Mestrado
Palavras-chave: Colaboração; Multimodalidade; Tecnologias digitais; Vídeos estudantis.
Data da Publicação: 19/10/2022

Resumo
Este trabalho analisa a elaboração colaborativa de vídeos por estudantes nas aulas de Geografia como suporte multimodal. Reflete acerca dos conceitos de colaboração e tecnologias digitais aplicadas ao processo de ensino, especialmente as utilizadas na construção de vídeos. O objetivo é analisar a produção, coletiva e remota, de vídeos, enquanto suporte multimodal, a partir de uma abordagem colaborativa acadêmica. O aporte teórico utilizado sustenta, de forma geral, que as tecnologias têm potencial de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem na busca da melhoria da qualidade. Desta forma, a questão norteadora da dissertação é: como podem ser construídos vídeos coletivamente, em espaços de aprendizagem remotos, investigando o caráter colaborativo desses vídeos. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa do tipo pesquisa-ação; foram realizadas entrevistas, questionários e observação das atividades pedagógicas do plano de ensino. Se verificou que a elaboração de vídeos de forma remota pode ser colaborativa e que os vídeos estudantis possuem grande relevância para a construção de conhecimentos, não só por ser uma forma de trabalhar os conteúdos das disciplinas, mas de criar engajamentos com os estudantes. Os vídeos estudantis são produtos multimodais que indicam as estruturas sociais a que os produtores de signo estão submetidos, tanto pelas limitações técnicas quanto pelas escolhas dos elementos visuais dos vídeos.