Problematicando: jogos de cartas para o desenvolvimento de habilidades matemáticas (Carla Mariana Rocha Brittes da Silva; Keli Cristina Conti)

“O caderno pedagógico “Problematicando” foi concebido como recurso educativo do Mestrado Profissional Educação e Docência da UFMG, a partir da pesquisa intitulada “Jogos de cartas e resolução de problemas: uma proposta pedagógica com o 1° Ano do Ensino Fundamental”. Nele trazemos sugestões de como o professor pode auxiliar as crianças no desenvolvimento de habilidades matemáticas por meio do jogo na perspectiva da resolução de problemas, buscando aliar teoria e prática. Ele foi organizado em duas partes: a primeira traz aspectos mais teóricos sobre o uso de jogos num contexto de resolução de problemas e a segunda apresenta três jogos e possíveis intervenções na perspectiva da resolução de problemas. Esperamos contribuir para que o professor que ensina matemática possa conduzir ou se sinta mais seguro na condução da situação de jogo, desde sua introdução na sala de aula, até possíveis intervenções durante as jogadas e reflexões posteriores realizadas com as crianças. “