Caderno de Jogos do Curso de Pedagogia: reflexões e relatos sobre o ensino de Matemática (Orgs: Keli Cristina Conti; Marcelo Pereira Rizzi; Nayara Katherine Duarte Pinto)

O caderno de jogos surgiu como resultado de uma tarefa de aula, lançada aos futuros professores do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mina Gerais, na disciplina em “Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática II”. Além de uma reflexão teórica a respeito do uso de jogos nas aulas de Matemática, os relatos encontrados no caderno revelam o fazer de futuros professores, em suas turmas do curso de Pedagogia, principalmente, com a oportunidade de refletir sobre a aprendizagem com suas futuras salas de aula. Os relatos, em geral, não têm perfil acadêmico, mas, por outro lado, são de uma riqueza capaz de auxiliar outros professores nos seus desafios do dia a dia. Temos a pretensão de promover reflexões que possam contribuir tanto com a formação de futuros professores que ensinam Matemática, em especial os dos cursos de Pedagogia e com o desenvolvimento profissional dos professores.