3 Fases da Educação Especial em Minas Gerais – um resgate iconográfico (Adriana Araújo Pereira Borges, Regina Helena de Freitas Campos, Paulo Vitor Rodrigues da Silva)

As sociedades humanas, de acordo com Omote (2008), vem se tornando progressivamente inclusivas. Para compreender as conquistas da atualidade, é importante revisitar o passado e evitar o anacronismo. As classes especiais dos anos 1930 podem ser vistas como excludentes, se não levarmos em consideração aquele momento histórico. As escolas especiais ocuparam e ainda ocupam um importante papel no tratamento e educação das pessoas com deficiência, em várias localidades do Brasil. A inclusão de alunos com deficiência foi um
passo importante na conquista de direitos dessa população que durante muitos anos, estava à margem da sociedade. As conquistas de hoje foram possíveis a partir dos movimentos de familiares das pessoas com deficiência em um primeiro momento. A partir dos anos 1970, as pessoas com deficiência assumiram o protagonismo e os movimentos sociais se fortaleceram. Esse livro viaja por diferentes fases da Educação Especial no estado de Minas Gerais, através das imagens que retratam esse percurso.