Nota de Pesar – Otavio Elísio Alves Brito (1940-2022)

Compartilhe em suas redes sociais

A Faculdade de Educação da UFMG lamenta a morte do professor Otavio Elísio Alves Brito (1940-2022) e presta sua homenagem a este ilustre colega, engenheiro, que muito nos honrou por seu compromisso e dedicação com a luta por uma Educação de qualidade para todos.

Otávio Elísio atuou incansavelmente na defesa da Educação pública, tendo participado como Deputado Constituinte, em 1986, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), da elaboração da Constituição Federal de 1988.

A nós, colegas também de sua esposa, nossa querida professora Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito, falecida em 2018, resta a saudade e também nossa mais profunda gratidão e reconhecimento pela luta que ambos travaram para que o Brasil tivesse uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional à altura dos anseios populares.

Em tempos sombrios como os que atravessamos, carentes de gestores públicos, honrados e dignos, a vida do professor Otávio Elísio e da professora Vera Brito devem ser lembradas por todos nós, belorizontinos, mineiros e brasileiros e servir de exemplo para que continuemos o seu legado em defesa do direito de crianças, jovens e adultos a uma escola pública laica, democrática e plural.

Compartilhe em suas redes sociais
X