Teorias

Pestalozzi dizia que a educação era o meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social, um direito absoluto, por meio do qual as crianças iriam desenvolver os poderes que Deus havia lhes dado. Psicologizou a educação, unindo teoria e prática, baseada na ciência. Fundamentou a educação no desenvolvimento orgânico, mais que na transmissão de idéias. Pesquisou sobre as leis fundamentais do desenvolvimento, teorizando que esse é adquirido gradativamente, além de incentivar a formação de professores e divulgar a educação como ciência.

Método Intuitivo:

- A aprendizagem é produto da observação, ou seja, da percepção. A criança parte da observação de um objeto, pelos sentidos alimenta a intuição (ou a mente) de conteúdos, permitindo a construção de hipóteses, ou seja, a produção do conhecimento.

-É chamado método intuitivo por que é a intuição a parte ativa da mente que atua sobre as sensações, o material que vem dos sentidos, e a percepção, gerando o conhecimento.

- O ensino deve começar pelo elemento mais simples e proceder, gradualmente, de acordo com o desenvolvimento da criança. O tempo de ensino deve respeitar as diferenças de aprendizagem de cada aluno e assim alcançar o domínio do conhecimento.

- O objetivo central do ensino, na concepção de Pestalozzi, é o desenvolvimento da inteligência do aluno e não a transmissão de conhecimento.

- As relações entre o professor e o aluno devem ser baseadas e reguladas pelo amor.

Palavras Chaves: Percepção , sensação e intuição.