Philippe Perrenoud, Doutor em Sociologia e Antropologia, nasceu na Suíça, em 1944. Atualmente, é professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, na Universidade de Genebra das áreas de currículo escolar, práticas pedagógicas e instituições de formação. Também é diretor do Laboratório de Pesquisas sobre a Inovação na Formação e na Educação (Life), de Genebra.

fonte: www.centrofeducacional.pro.br

De acordo com uma entrevista cedida a Dreyer e Rischbieter, Philippe Perrenoud afirma que não é pedagogo, mas um sociólogo interessado pela Pedagogia. Desde o início da década de 1970, se preocupa com a melhoria da compreensão dos processos educativos. Nesse momento, começou a pesquisar as desigualdades e o fracasso escolar.(www.educacional.com.br)

Perrenoud vem contribuindo com suas análises no âmbito escolar que levam a compreender a escola, procurando fazer com que essa instituição se torne menos injusta e desigual. Conforme Dreyer e Rischbieter, o nome de Perrenoud é sempre lembrado em discussões sobre a formação (de alunos e professores) para as competências, ciclos escolares e pedagogia diferenciada.(www.educacional.com.br)

Suas idéias têm influência no contexto educacional brasileiro, pois serviram de base para os novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), estabelecidos pelo MEC durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. (www.educacional.com.br)

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