Biografia

Fernando Hernandez é Doutor em Psicologia e Professor de História da Educação Artística e Psicologia da Arte na Universidade de Barcelona.

Segundo a Revista Nova Escola, o autor baseia suas idéias em John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da escola com a vida e com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.

Pedagogia de projetos: transgredindo a linearidade.

Em artigo para o Instituto Arte na Escola, as autoras KEHRWALD & GANDOLFO citam outras influências, como Paulo Freire e Freinet. Freinet, na década de 30, propôs a valorização do trabalho e da atividade em grupo para estimular a cooperação, a iniciativa e a participação.

Na década de 60, Paulo Freire é destaque na educação brasileira com a introdução do debate político e da realidade sóciocultural no processo escolar com a educação libertadora e os chamados temas geradores. Suas idéias são divulgadas através de seus livros como, por exemplo, Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia, entre outros.

A proposta de Hernandez é a de reorganizar o currículo por projetos, realizados por alunos e professores.

Próxima