Palestrantes |
| Adriana Aristimuño possui Doutorado em Educação pela Katholieke Universiteit Leuven, (Bélgica, 1996). É Profesora Titular da Universidade Católica do Uruguay e Diretora do Departamento de Formação Humanística, onde antes foi Decana e Diretora do Departamento de Educação. Atuou como professora e investigadora e como consultora para organismos como BID y UNICEF. Suas linhas de investigação são as políticas educativas especialmente no nível médio da escola pública, e os programas de combate ao fracasso. Tem aproximadamente 70 trabalhos apresentados em eventos, 3 livros e 15 artigos em revistas indexadas. Integra o Sistema Nacional de Investigadores do Uruguay. Alguns trabalhos recentes publicados ou apresentados em eventos: “El fracaso escolar, ¿fracaso de quién? La modificación del concepto de fracaso”, Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, v.: 9 1, p.: 109 - 124, 2015. “Evaluaciones sobre el impacto de un programa de combate al fracaso: las tutorías en la secundaria básica de Uruguay”, Congreso Internacional de Educación y Aprendizaje, Madrid, julio 2015. “¿Qué sucede en los liceos públicos hoy? 90 horas en el terreno y una encuesta censal que aportan luz”, II Congreso Internacional de Ciencias de la Educación y del Desarrollo, Granada, julio 2014. “La tutoría como herramienta de combate al fracaso educativo en la enseñanza media básica de Uruguay”, DIDAC, v. 61, p. 65-68, 2013. “Some curricular practices that may be obstructing the way to a better secondary education”, European Conference of Curriculum Studies, Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga, Portugal, 2013. “In search for better policies to overcome school failure: a permanent school improvement process”, Congresso Internacional: Politícas educativas, eficácia e melhora das escolas, Evora, Portugal, noviembre 2013. Conferência: “La educación media hoy. Algunas claves para la discusión en perspectiva comparada”, Seminario de doctorado, Universidad Autónoma de Aguascalientes, México, 2013. |
| Belchior de Oliveira Rocha possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1981) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, onde exerce o cargo de Reitor desde 2008. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Industrial e Gestão Pública Educacional. Também é o atual Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). |
| Carlos Eduardo Guerra Silva é doutor em Administração pela UFMG, com estágio doutoral realizado na Universidade Simon Fraser (Canadá). Atualmente, é pesquisador de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFMG. É avaliador das revistas científicas Organizações & Sociedade e Gestão & Sociedade. Suas pesquisas focam as organizações da sociedade civil, educação e métodos mistos (qualitativos e quantitativos). Possui vivência gerencial em negócios sociais, com prática em planejamento estratégico, gestão de projetos, prestação de contas e desenvolvimento de tecnologias sociais. |
| Denise Bianca Maduro Silva Passades é formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizando graduação sanduíche na University of Leeds (2003). Especialista em Pedagogia Empresarial pela Newton Paiva (2008). Entre 2005 e 2007 dedicou-se ao mestrado em Ciências Sociais com Orientação em Educação da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO- sede Buenos Aires/AR- tendo realizado intercâmbio de pós-graduação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Por seus trabalhos de dissertação foi contemplada no concurso de projetos de investigação social para investigadores de nível inicial, com o tema Estado, Democracia e Classes Sociais em América Latina e Caribe, pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO (2008). Atualmente é doutoranda no Doutorado Latino -Americano em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. É Técnica em Assuntos Educacionais (desde 2009) na Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa RIMEPES - Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar- na FAE/UFMG (desde 2009). |
| Eduardo Magrone possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sociologia da educação, políticas públicas educacionais, teoria sociológica da educação e do conhecimento. |
| Edmilson Leite Paixão é Doutor em regime de Co-tutela Internacional de Tese pela FaE/UFMG Brasil (Título: Doutor em Educação) e Doutor pela Università Ca Foscari di Venezia, UNIVE Itália (Título: Dottore di Ricerca in Scienze della Cognizione e della Formazione Avanzata), foi bolsista de doutorado pela CAPES (Projeto 89 Observatório da Educação 2010-2014). Foi bolsista de doutorado no exterior (Itália) pelo CNPq. Na atualidade é Bolsista Professor de Educação Básica pela CAPES (Proj. OBEDUC). Professor de graduação, é Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG) e Especialista em Gerência e Tecnologia da Qualidade (CEFET-MG). Possui graduação em Psicologia [A ou 18,0/20 Valores] pela UFMG Bacharelado (1991); graduação em Psicologia Formação de Psicólogo (1992) e graduação em Psicologia Licenciatura (1992). Como professor de graduação, ministrou no CEFET-MG as disciplinas de Gestão da Qualidade, Introdução à Qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Administração Hospitalar. No CEFET-MG é Técnico de Nível Superior - Pesquisador da Educação e do Trabalho. Atualmente faz pesquisas quali-quantitativas em Educação Profissional no CEFET-MG na Diretoria de Educação Profissional Técnica e Tecnológica (DEPT). Na FaE/UFMG é membro do Grupo de Pesquisa NETE Núcleo de Estudos do Trabalho, bem como pertence ao Grupo de Pesquisa da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES). |
| Giuseppe Tacconi é Pesquisador no Departamento de Filosofia, Educação e Psicologia e Professor Adjunto no curso de graduação e Mestrado em Educação para Organizações e no Doutorado em Estudos Humanísticos da Universidade de Verona. Ainda nessa instituição, é o coordenador do Centro de Pesquisa-Ação em Ensino e Formação Profissional (Center for Action Research in Vocational Education and Training - CARVET: www.carvet.org). É também membro do Comitê Científico do Periódico Italiano para o Ensino e a Formação Profissional e membro do grupo de avaliação da Universidade de Verona. Sobre os seus projetos de trabalho, focou por anos em temas relativos à formação profissional inicial, tendo estudado profundamente e por várias abordagens a prática profissional dos instrutores (Tacconi, Mejia Gomez 2013), com particular referência para práticas de acesso e métodos de treinamento (Tacconi, 2007; 2010; 2011; 2014); também coordenou um projeto de monitoramento de currículo e escolhas metodológicas de várias regiões da Itália no campo do ensino e formação profissional e da educação. |
| João Bosco Laudares possui Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998); Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1992); Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970). Atualmente, é professor titular dos cursos de Graduação e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- PUCMINAS e pesquisador em Educação Profissional - Educação e Trabalho do CEFETMG. Sua linhas de pesquisa são em Educação Matemática e Educação Profissional Técnica e Tecnológica-Educação e Trabalho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Profissional Tecnológica e Técnica, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de Matemática para o ensino básico e superior, educação profissional: educação e trabalho. |
| José Adelmo Menezes de Oliveira possui graduação em Pedagogia (1991), Especialização em Didática do Ensino Superior (1993) e Mestrado em Tecnologia (1997). É professor nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Sergipe-IFS. Atuou como Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe, de 2010 a 2014. Foi Coordenador do Fórum de Dirigentes de Ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no biênio 2012-2014. Atuou como professor na Universidade Estadual de Feira de Santana/BA e em Faculdades particulares em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Coordenou e integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica. Possui publicações na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos temas: gestão escolar, trabalho e educação, formação de professor e financiamento da educação escolar. |
| Juan Arturo Maguiña Agüero possui mestrado em direito civil e comercial pela Universidade José Carlos Mariátegui e em Filosofia pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos, Lima, Peru. É docente de educação superior nas áreas de ciências sociais, direito, filosofia, metodologia de investigação cientifica. Atua como coordenador acadêmico nas áreas de investigação e ciências sociais da Faculdade de Educação da Universidade de Ciências e Humanidades. Possui experiência na organização de cursos e oficinas de capacitação para distintos setores sociais. Atualmente cursa o Doutorado Latino-Americano em Educação na Faculdade de Educação da UFMG. |
| Hormindo Pereira de Souza Junior é Cientista Social bacharel e licenciado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação. Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado em Filosofia Política e Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado da UFMG. Desenvolve pesquisas no campo de confluência entre Trabalho e Educação com ênfase em Filosofia, Sociologia e Política. |
| Marcos Del Roio é Professor Titular de Ciências Políticas da UNESP, Marilia. Secretario geral da IGS – Brasil; presidente do Instituto Astrojildo Pereira, editor da revista Novos Rumos. Formação acadêmica na USP e Unicamp em História e Ciências Políticas. Autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. |
| Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira é habilitada, em nível da Graduação, em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1967). Possui Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993); Doutora em Educação: Políticas e Administração Educacional, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 1998; Concluiu Pós-doutorado em Educação, realizado na Universidade Estadual de Campinas, em 2001; possui, também, Pós-doutorado realizado na Universidade do Porto (Portugal), 2005. Tem experiência na Área da Educação, sobretudo, no que tange às Políticas Educacionais e ao campo de Gestão Educacional. Nesta perspectiva, tem realizado pesquisas em temáticas ligadas, principalmente: às Políticas para a Educação Básica, para a Educação Profissional, para o Ensino Superior e para a Educação Inclusiva. Vem se constituindo, ainda, como objetos de investigação, questões vinculadas à Formação/Profissionalização e ao Trabalho Docente. Quanto à Produção Acadêmica, se destacam livros, capítulos de livros, artigos em periódicos/revistas, trabalhos completos publicados em Anais de eventos nacionais e internacionais. É coordenadora de pesquisas fomentadas pela CAPES/INEP, FAPEMIG e FIP-PUC Minas atualmente, é professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da PUC Minas. É coordenadora, no PREPES (Programa de Especialização para Professores do Ensino Superior da PUC Minas), do Curso de Docência e Gestão do Ensino Superior. |
| Maurizio Gentile trabalha na área de aprendizagem, pesquisa educacional e inovação. Graduado e Doutora em Psicologia na Universidade Salesiana de Roma. Formado em Psicologia do Desenvolvimento e Educação e Mestre em Métodos, Fontes e Instrumentos de Pesquisa Social pela Universidade "La Sapienza". Ele ensina Método Geral de Ensino em cursos de qualificaçao de professores na Universidade de Verona. De 2009 a 2015, foi editor da RicercAzione, um jornal educacional bilíngüe. Em 2014, o Jornal foi credenciado pela NAEUSR como uma publicação científica de Classe A. Em 2014 foi ouvido pelo Parlamento Italiano como um especialista dentro do inquérito sobre as estratégias de luta contra o abandono escolar precoce. Membro do comitê científico do projecto Frequenza200 por WeWorld Foundation Onlus. Tem entre seus trabalhos, 90 publicações incluindo artigos, capítulos de livros, anais de conferências, monografias, editoriais. Ele trabalha com escolas e redes de escolas, institutos de pesquisa, universidades, agências de formação, instituições públicas, empresas privadas e Institutos de Formação Profissional. |
| Mônica Maria Teixeira Amorim é graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas; Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Universidade Estadual de Montes Claros e membro da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar – RIMEPES. |
| Pablo Luiz Oliveira Lima é Professor adjunto II do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação (FaE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde março de 2010. Na graduação trabalha nos cursos de História/Licenciatura, Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI), Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo) e Pedagogia. Na pós-graduação, atua no curso de Mestrado Profissional (Promestre-FaE/UFMG), na linha de pesquisa em Educação, ensino e humanidades, bem como no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FaE/UFMG. Foi professor adjunto no Depto. de Ciências Humanas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), entre 2009 e 2010, e professor substituto no Depto. de História da UFMG em 2003-2004 e em 2008-2009. Doutor em História pela UFMG com bolsa do Programa de Estágio no Exterior da CAPES na Columbia University, Nova York, EUA, com a tese Marca de fogo: o medo dos quilombos e a construção da hegemonia escravista - Minas Gerais, 1699-1769 (2008). É coordenador e curador do Acervo Indígena da UFMG, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), coordenador da área de História no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na FaE/UFMG. É pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (Labepeh/FaE/UFMG) e do Núcleo de Estudos sobre Pensamento Complexo (NEPCOM). É membro do Conselho Estadual de Arquivos de Minas Gerais, da Associação Nacional de História (Anpuh-MG), e do Instituto Caio Prado Jr. |
| Paula Elizabeth Nogueira Sales é Doutora em Educação pela UFMG (2014), com estágio doutoral na Simon Fraser University (Canadá). Mestre em Educação pela PUC Minas (2010) e graduada em Letras pela UFMG (2003). Atualmente, realiza residência pós-doutoral na Faculdade de Educação da UFMG na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana, com apoio da CAPES. Seus estudos abordam políticas educacionais, educação profissional, ensino superior, internacionalização da educação e métodos científicos. |
| Ramiro Lazaro Martinez Mendoza é licenciado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. Cursa o mestrado em Investigação em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciêncis Sociais da Universidade de Buenos Aires, sob a orientação da Professora Sara Slapak. Coordenador da Unidade de Informação do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia do Instituto Nacional de Educação Técnica. Direção Executiva da Unidade de Gestão e Planejamento. Tem como responsabilidade o Registro Federal de Instituições de Educação Técnica Profissional e o Catálogo Nacional de Títulos e Certificações da Educação Técnica Profissional. Entre as investigações na área se destaca a coordenação junto com Lic. Gustavo Álvarez do Sistema de Seguimento de Estudantes e Diplomados da Educação Técnico Profissional (SEGETP), que a partir dos estudantes do último ano do ensino médio técnico do país, constitui-se de três etapas: 1) Censo Nacional de Alunos do Último Ano de Educação Técnico Profissional (CENUAETP 2009); 2) Encosta Nacional de Inserção de Egressos da Educação Técnico Profissional (ENIE 2011) e 3) Encosta Nacional de Trajetória de Egressos 2013 (ENTE 2013). Professor na graduação desde o ano de 1993, em Metodologia e Técnicas de Investigação Social, Cátedra: Dra. Ruth Sautu, na Universidade de Buenos Aires, Faculdade de Ciências Sociais, Carreira de Sociologia. Cargo Atual: Chefe de Trabalhos Práticos. Professor desde o ano de 2008 em Metodologia e Investigação no Mestrado em Gestão Empresarial do Comércio Exterior e da Integração da Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade de Buenos Aires. |
| Rosangela Fritsch é graduada em Serviço Social e doutora em Educação (2006). Atualmente, é professora nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisadora do Observatório da Educação do projeto sobre Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Autora dos livros: “Trajetórias profissionais: percursos de formação, de trabalho e de profissão” (São Leopoldo, 2008); “Planejamento estratégico: um instrumento de intervenção” (Porto Alegre, 1996). Co-autora dos livros: Indicadores de qualidade e gestão democrática; Produção científica (São Leopoldo 2011 e 2013). |
| Rudolf Tippelt é Professor e Diretor do Instituto de Educação da Universidade de Munique, Alemanha. Foi diretor da Faculdade de Psicologia e Educação (2002-2006) e membro do Senado e do Conselho Universitário (2007-2009). Ocupou o cargo de presidente da Associação Alemã de Pesquisa Educacional (2006-2010) e é membro do Comitê de Direção da Associação Europeia de Investigação Educacional (EERA). Rudolf Tippelt já publicou mais de 30 livros e 400 artigos sobre planejamento educacional e curricular, formação de professores, pesquisa sobre jovens e aprendizagem ao longo da vida, educação de adultos e educação continuada, mudança social e formação profissional. |
| Sabina Maura Silva é Professora do CEFET-MG, lotada no Departamento de Educação, doutora em Educação (2010) e mestre em Filosofia (1999) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1984). Tem experiência docente no campo de formação de professores, nas áreas de Psicologia da Aprendizagem, Filosofia da Educação, Ética, História da Educação e Antropologia Cultural. Atua também como docente no Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. |
| Wander Augusto Silva é doutor em Educação, UFMG (2013); Mestre em Tecnologia - Educação Tecnológica, CEFET/MG (2003); Especialização em História do Brasil (1988); Graduação em História (1987); Técnico em Edificações (1981). Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG), curso de Pedagogia, Disciplina Conteúdo e Metodologia do ensino de História e Geografia, onde desenvolve trabalhos de docência, pesquisa, extensão e orientação de TCCs, desde o ano de 1999. Pesquisa as temáticas: Ensino de História, Evasão Escolar, Ensino Profissionalizante, Tecnologia da informação e História da Técnica. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Educação Comunicação e Tecnologia (NECT), da FaE/UEMG, Pesquisador da Rede Ibero-Americana de Trabalho e Estudos sobre a Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES). Trabalhou como professor de História no Ensino Fundamental e Médio em escola pública e privada durante quinze anos. Elaborou prova de História para Vestibular. Foi Diretor de Informações Técnicas na Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Contagem (MG), elaborando banco de dados geográficos, demográficos, econômicos e sociais para execução de políticas públicas do município. |