Palestrantes
Riccardo Fiorentini possui doutorado em ciências politicapela Universitàdegli Studi di Padova(1979). De 1998 a 2006, foi professor associado de economia internacional na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade de Pavia. A partir de 2007 foi professor associado de economia internacional na Faculdade de Economia da Universidade de Verona. Desde 2009, é director do Mestrado em Economia de Mercados Internacionais e Empresas, da Universidade de Verona. Expert e avaliador de projetos de pesquisa para a Comissão Europeia da UE. Participa do Comitê Científico do Jornal de Integração Econômica, Revista Internacional de Economia e Negócios (RISEC), Jornal de Integração Econômica e Pesquisa Econômica
Rosangela Fritsch é graduada em Serviço Social e doutora em Educação (2006). Atualmente, é professora nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisadora do Observatório da Educação do projeto sobre Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Autora dos livros.Trajetórias profissionais: percursos de formação, de trabalho e de profissão. (São Leopoldo, 2008). Planejamento estratégico: um instrumento de intervenção. (Porto Alegre, 1996) e co-autora dos livros. Indicadores de qualidade e gestão democrática. Produção científica (São Leopoldo 2011 e 2013).
Juan Arturo Maguiña Agüero possui mestrado em direito civil e comercial pela Universidade José Carlos Mariátegui e em Filosofia pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos. Lima, Peru. É docente de educação superior nas áreas de ciências sociais, direito, filosofia, metodologia de investigação cientifica. Atua como coordenador acadêmico nas áreas de investigação e ciências sociais da faculdade de educação da Universidade de Ciências e Humanidades. Possui experiência na organização de cursos e oficinas de capacitação para distintos setores sociais.
Analia Otero é licenciada em sociologia pela Universidade Nacional de Buenos Aires. Mestra em design e gestão de programas sociais e políticas edoutora em ciencias sociais. Pesquisadora do Programa Juventude da FLACSO desde 1999. Foi coordenadora do Projeto«Uma análise das trajetórias educacionais e sócioocupacional de jovens egressos do nível médio.» Atualmente, é coordenadora dos projetos «Melhores Práticas no Ensino Superior: um estudo comparativo com IES de Argentina, Brasil e Uruguai»; do projeto«Movimento da Juventude no mundo globalizado (2013-2016) e ainda do projeto «Trajetórias e novos horizontes. Produtividade e práticas sociais nas propostas emergentes para a auto- gestão.» Entre as principais atividades profissionais e acadêmicas realizadas até agora, destaca-se a investigação relacionada à juventude e participação; educação e emprego; políticas de juventude.
Eusebio Manuel Nájera Martinez é mestre em educação pela Universidade Metropolitana de Ciências da Educação. Doutorando em educação e cultura na universidade de Arcis. Atua como professor na PontifíciaUniversidade Católica do Valparaiso, lecionando as disciplinas pensamento pedagógico contemporâneo, fundamentos antropológicos e filosóficos da educação, investigação da pratica educativa, pedagógica social e escolar e violência escolar. É coordenador de práticas profissionais para o ensino médio. Participou de diversos projetos de pesquisa entre eles «A educação média técnica profissional no Chile: desafios pedagógicos social para desenho de políticas educativas referentes à formação de jovens para o trabalho»e da pesquisa «sobre a origem do pensamento pedagógico contemporâneo e seu aporte a compreensão da educação».
Ana Miranda é doutora em Ciências Sociaispela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), Sede Académica Argentina, Mestre em Política Social elicenciada em Sociologia. É pesquisadora e professora da Universidade de Buenos Aires e Coordenadora do Programa de Pesquisa Acadêmica da Juventude na FLACSO Argentina (juntamente com o Dr. René Bendit), programa em que atua como pesquisadora desde 1995.E autora dos livros Ahata Che: juventud, migración y género en el corredor Paraguayo-Argentino (Bueno Aires, 2013) e La nueva condición joven: educación, desigualdad, empleo(Bueno Aires, 2007) e coautora do livroTransición del sistema de protección a la autonomía: hacia un modelo integral de acompañamiento para jóvenes (Bueno Aires, 2012).
Rafael Merino é doutor em sociologia pela Universidade Autônoma de Barcelona – UAB (2002). Atua como professor da faculdade de ciência em educação da mesma universidade. Desenvolveu diversos projetos de pesquisa, destacando-se «Transição dos jovens depois da escola obrigatória (2003)»;«Da escola para o trabalho: novas e velhas desigualdades em função do gênero» (2006). É autor dos livros Itineraris formatius, itineraris laborals i pràctiques associatives dels joves (2007). Sociología para la intervención social y educativa. (2007) e coautor dos livros Avaluació de la formació professional reglada a Catalunya, 2001-2008. Anàlisi comparada dels sistemes de FP.2,(2009); Avaluació de la formació professional reglada a Catalunya, 2001-2008. Volum 1: El marcnormatiu i la sevaaplicació. 1,(2009); Coneixements previs per a l'avaluació de l'FP reglada a Catalunya (2010).
Sidalina Almeida é docente do instituto Superior de Serviço Social do Porto. Participa da comissão coordenadora do mestrado de gerontologia social do mesmo Instituto. Integra a equipe de diversos projetos de investigação, entre eles «Itinerário de transição escola, trabalho de jovem formados em centros de formação profissional» e «avaliação crítica das formas de institucionalização dos idosos no grande Porto – análise comparativa.» Além disso, é autora do livro Sistema de aprendizagem e a transição de jovens da escola ao mundo do trabalho. A relação com o saber: formas e temporalidade identitárias (2007) e coautora das Actas do seminário combate à reprodução intergeracional da pobreza e da exclusão sociais. Que intervenções?
Umberto Margiotta é professor catedrático de Pedagogia na faculdade de Letras e Filosofia da Universidade Ca’Foscari de Veneza. É coordenador do Dottorado em Filosofia e Scienze della Formazione e diretor do Centro Inter-faculdades de Pesquisa Educativa e Didática, na mesma universidade. Desde 1979, é responsável pela avaliação externa de projetos pilotos sobre iniciativas inovadoras na formação e na educação. Além disso, desenvolve pesquisas nacionais e internacionais sobre a formação de talentos, novas tecnologias educativas e avaliação dos sistemas formativos. É co-diretor, junto à J. M. Barbier, do Trattato europeo di Scienze della formazione (13 volumes), editado em língua italiana, francesa, espanhola e alemã. É autor de inúmeras obras, tais como: Longlife-longwide learning: per un trattato europeo della formazione (2012); The grounded the theory of teaching (2011); Poiein: la pedagogia e le scienze della formazione (2011); Genealogia della formazione: i dispositivi pedagogici della modernità (2009); Insegnare nella società della conoscenza.
Lorenzo Gómez Morin Fuentes é Oceanólogo pela Faculdade de Ciências Marinas da Universidade Autónoma de Baja Califórnia (UABC), onde obteve também o titulo de mestre em Oceanografia Costeira. Trabalhou como professor-investigador na mesma Faculdade durante 17 anos. Ocupou os cargos de Subdiretor na Faculdade de Ciências Marinas e, posteriormente, a função de diretor geral de investigação na pós-graduação da UABC. De 2006 a 2008, foi Diretor Executivo da associação civil Mexicano. É Presidente Executivo da Fundação Mexicana para o Fomento da Leitura. Trabalha como assessor na Fundação SM para a Escola Ibero-americana de Governo Educativo. Também colabora como professor-investigador na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) Sede México, coordenando o projeto de apoio e acompanhamento à Subsecretaria Educacional Media Superior.
Juan Carlos Palomino Paredes é licenciado em educação e possui doutorado em Ciências da educação pela Universidade Nacional de Educação Enrique Guzman e Valle (2013). É docente dos cursos de investigação educativa e ciência sociais da faculdade de educação da universidade Nacional Mayor de San Marcos. Peru.
Virginio Isidro Martins de Sá possui licenciatura em historia e ciências sociais, mestrado e doutorado em educação pela Universidade de Minho. É professor associado do departamento de ciências sociais da educação do Instituto de Educação da Universidade de Minho. E autor dos livros Racionalização prática na gestão pedagógica: o caso de diretor de turma (1997). A participação dos pais na escola pública portuguesa: uma abordagem sociológica e organizacional (2004), sendo coautor do livro: Públicos escolares e regulação da educação: lutas concorrenciais na arena educativa, 2010.
Bernardo Naranjo é mestre em políticas públicas pela universidade de Califórnia em Berkeleye doutor em políticas educativas pela Universidade de Stanford (2002). Visitou escolas em todo país e no estrangeiro, interagindo com professores em oficinas, conferências, grupos focais e entrevistas. Sua experiência profissional inclui o setor público, a academia (Universidade Ibero Americana) e consultorias. Seus desafios profissionais incluem oferecer assessoria de alto nível a tomadores de decisões, realizarinvestigação educativa aplicada e impulsionar a formação de quadros para o setor educativo, visando a organização de uma escola pública de qualidade
Maria de Fátima Magalhães Antunes Gonçalves Teixeira possui doutorado em Educação pela Universidade do Minho (2003). É Professora Associada no Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Coordena o Grupo de Investigação Políticas, Governação e Administração da Educação do Centro de Investigação em Educação (CIEd). É diretora-Adjunta da Revista Portuguesa de Educação e autora de diversos livros, tais como, Nova ordem educacional, Espaço europeu de educação e aprendizagem ao longo da vida: Atores, processos e instituições (2008); Políticas educativas nacionais e globalização. Novas Instituições e processos educativos. O subsistema de escolas profissionais em Portugal (1987/1998). (2004), Políticas educativas para Portugal, anos 80/90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública. (1998)
Francisco Javier Lasida possui mestrado em ciências sociais e licenciatura em educação. Atualmente, é doutorando pela Universidade Autônoma de Madri. Atua como docente na Universidade Católica do Uruguai.É consultor na avaliação de qualidade de cinco centros de educação técnica e formaçãoprofissionalem La Paz e Alto, Bolívia. Foi autor e coautor de diversos livros, entre os quais, Sistema de calidad de la gestión escolar, composto pelos documentos Fundamentación y presentación del Sistema e Guía de autoevaluación para los centros (2012);Las políticas para apoyar los procesos de transición de los jóvenes a roles adultos (2011).
Marcela Bautista Macia é Socióloga e Mestra em Sociologia da educação pela Universidade Nacional de Colômbia. Atua no ministério da Educação Nacional, Vice-ministério de educação Básica e Média, bem como no Projeto de Fortalecimento da educação Media e Trânsito à Educação Terciária. É Coordenadora do Convênio para a implementação de um «Programade subsídios de sustentação a estudantes de educaçãosuperior,habitantes da localidade de Rafael Uribe». É coautora de obras comoPobladores y espacios rurales en la ciudad de Bogotá: La voz de los actores locales (2011) e Inclusión y compromiso social de la Universidad Nacional de Colombia en la educación superior: Programa de Admisión Especial (PAES), (2009)
Mathew D. LaPlante é mestre em jornalismo e comunicação pela California State University East Bay.. Trabalha como professor assistente para Utah State University. Estados Unidos. Entre outras áreas de investigação,encontram-sepedagogia online e prevenção do abandono da escola média. Trabalhou como jornalista em tribunais locais, estaduais e federais, incluindo reportagens investigativas sobre condenações injustas, tribunais de menores e a influência do Congresso nas investigações policiais locais. É editor geral do Programa No Dropouts (Nenhum evadido). Publicou diversos trabalhos jornalísticos, entre eles Lies in the land of hope (2013) e Devastated: The world’ slargest known organismis in Utah and it’s dying (2013)
Arduino Salatin é formado em filosofia pela Universidade de Veneza. Em 1987, obteve seu doutorado em educação pela Universidade de Pádua, onde é professor adjunto desde 2002 no curso de licenciatura em ciências na educação continuada. Por muitos anos, foi professor no ensino primário, secundário médio e superior. Trabalhou como consultor de treinamento corporativo para muitas empresas e para a administrações públicas na Itália e no exterior. Desde 1993, colabora com a International High Institute of Educational Research, como pesquisador e instrutor em diversos projetos de pesquisa e formação, nomeadamente na área da formação de formadores e gestores, tanto em nível nacional como transnacional. Atualmente, éreitor do Instituto universitario salesiano de Veneza. Possui diversas publicações, entre elas La formazione come fenomeno complesso (1989), Giovani, domanda sociale e offerta istituzionale. Una ricerca nel Veneto (1992)