Motivos diferentes para desistir dos livros.

13-07-2013

Motivos diferentes para desistir dos livros.

A iniciativa do governo quer reduzir a taxa de abandono das salas de aula.Segundo o Censo Escolar de 2011, o índice de desistência foi de 10,2% naquele ano, taxa considerada preocupante pela comunidade acadêmica.

Desempregada, C., de 19 anos, esta há três longe da escola. Após varias repetências, desistiu de estudar por não ver perspectivas de futuro nas disciplinas.

"Larguei para trabalhar e porque não achava as aulas interessantes. Talvez as mudanças me motivem mais", diz a moradora do Aglomerado da Serra.

Alerta
Doutora em filosofia e historia da educação e coordenadora da rede Ibero-americana de estudos e pesquisas sobre educação profissional e evasão escolar, Rosemary Dore enfatiza que as aulas adicionais são importantes para inserir o aluno na vida social e no mundo do trabalho.

No entanto, ela ressalta que a iniciativa não vai resolver o problema. "Se no ensino técnico também há evasão, porque não haverá agora? Não há receita pronta para o abandono escolar, mas há estratégias", afirma.

Ela diz que uma serie de problemas levam ao abandono, como necessidade de trabalho, distancia escola/casa, falta de motivação, filhos, problemas em família, entre outros.

Como medidas para prevenir a evasão, Rosemary sugere acompanhamento dos alunos, conversa com os pais e ate a capacitação dos professores para identificar os entraves.

Fonte : Jornal Hoje em Dia, 21/5/2013